2ª edição do evento “Beira Interior - Vinhos & Sabores” decorre até domingo em Pinhel

A cidade de Pinhel vai receber, entre hoje e domingo, a segunda edição do certame “Beira Interior – Vinhos & Sabores”, que pretende promover os vinhos e os produtos da gastronomia tradicional daquela região.

O evento, organizado pela Câmara Municipal de Pinhel e pela Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior (CVRBI), irá decorrer no Pavilhão Multiusos de Pinhel, no distrito da Guarda.

A par do salão de vinhos e sabores, que contará com a participação de cerca de 50 expositores de toda a Beira Interior, haverá degustações, provas comentadas, ‘workshops’, ‘show cooking’, um seminário e animação musical.

Segundo os promotores, um dos destaques do programa é a realização, no dia 19 de novembro, um sábado, do seminário “Vinhos – da Beira Interior para o Mundo”.

O seminário, a realizar entre as 10 e as 13 horas, pretende ser “um momento de reflexão sobre a importância da internacionalização do sector dos vinhos”.

A organização adianta que serão oradores Francisco Antunes (Aliança Vinhos de Portugal), Paulo Ramos (Quinta de Paços), Carlos Silva (UDACA – União das Adegas Cooperativas do Dão), Pedro Rodrigues (Instituto Politécnico de Viseu), Edgar Lameiras (Instituto Politécnico de Leira) e João Carvalho (CVRBI).

“Outro ponto forte do certame vão ser as provas comentadas e as harmonizações vínicas com enólogos de produtores e marcas presentes”, acrescenta a fonte, referindo que está confirmada a realização de uma harmonização de trufas de chocolate com espumante Casas Altas e outra de produtos Kosher (produtos que obedecem à lei judaica).

O público que visitar o “Beira Interior – Vinhos & Sabores” também vai ter oportunidade de assistir a vários “show cooking” com Rosarinho Sampaio (Casas do Côro, Marialva, Mêda), Adriano Costa (Escola Superior de Turismo e Hotelaria do Instituto Politécnico da Guarda), Cristiano Louro (Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre) e Cátia Goarmon (de ‘Os segredos da Tia Cátia’, 24Kitchen), entre outros.

“Como se vê, é vasta a panóplia de atividades que vão acompanhar os vinhos e sabores da Beira Interior, num certame que estreou em Pinhel, no ano passado, mas que já está a dar provas da mais-valia do seu lugar no panorama dos eventos regionais, com projeção nacional”, assumem os organizadores.

A CVRBI, com sede na Guarda, abrange as zonas vitivinícolas de Castelo Rodrigo, Pinhel e Cova da Beira, nos distritos de Guarda e de Castelo Branco, onde existem 54 produtores de vinho, sendo cinco adegas cooperativas e 49 produtores particulares.

Para mais informações sobre o evento deve aceder aqui.


Conteúdo Recomendado