Turismo com mais de 8 mil milhões de receitas até setembro

Fonte: http://cdn.controlinveste.pt/Storage/JN/2014/medium/ng3203487.JPG

As receitas do turismo ultrapassaram os oito mil milhões de euros até ao final de setembro, o que representa um aumento de 12% em relação ao acumulado dos nove primeiros meses do ano passado, segundo revelou hoje o Banco de Portugal.

De acordo com o Boletim Estatístico, as receitas do turismo em Portugal atingiram só no mês de setembro 1,149 mil milhões de euros, mais 19,4% do que no mesmo mês do ano passado.

Contas feitas, os turistas estrangeiros deixam, em média, cerca de 29 milhões de euros por dia no País.

O saldo da balança turística portuguesa alcançou no acumulado dos nove primeiros meses do ano 5,527 mil milhões de euros, o que representa um crescimento de 15% na comparação com igual período de 2013. Só no mês de setembro, registou-se um aumento homólogo de 23,7% no saldo da balança turística portuguesa, para 875,7 milhões de euros.

No mês passado, o presidente do Turismo de Portugal já tinha antecipado que 2014 seria um “ano recorde” para o setor. Pelas contas feitas na altura por João Cotrim Figueiredo, o saldo da balança turística em Portugal para a totalidade do ano deveria atingir os sete mil milhões de euros, representativos de cerca de 4% do produto interno bruto (PIB) nacional.

“É relativamente seguro dizer que o ano 2014 vai ser um ano recorde de turismo em Portugal”, afirmou João Cotrim Figueiredo, no Funchal, no encerramento da 4.ª Conferência de Balanços, organizada pelo Banco de Portugal, cujo tema incidiu na atividade turística.

O INE já tinha revelado na sexta-feira que o número de hóspedes nos hotéis e estabelecimentos similares subiu até setembro 10,5%, para 11,428 milhões, incluindo residentes em Portugal (5,3 milhões) e no estrangeiro (7,464 milhões).

Contabilizadas as dormidas, o acréscimo foi de 10,6% na comparação homóloga dos nove primeiros meses, totalizando 37,51 milhões, das quais mais de dois terços por turistas estrangeiros (26,182 milhões). Só no mês de setembro verificou-se um aumento homólogo de 10,6% no número de hóspedes e de 9,9% nas dormidas.


Conteúdo Recomendado