Transonância(s) do Phonambient Guarda apresentadas sábado no TMG

No próximo sábado, dia 31 de janeiro, a Sonoscopia em parceria com o Teatro Municipal da Guarda (TMG) e com a Câmara Municipal da Guarda apresenta no pequeno auditório do TMG, pelas 21h30, o resultado da recolha sonora do projeto Phonambient Guarda, “Transonância(s)”.

Com a direção artística de Alberto Lopes e a coordenação local de Paulo Adaixo, o Phonambient Guarda contou com a colaboração dos músicos e performers Hugo Branco, João Louro, Pedro Baía, Luís Andrade e Rui da Cruz na recolha e tratamento de património sonoro na cidade e no concelho da Guarda.
Phonambient é um projeto de documentação e transformação artística do património sonoro contemporâneo. Pretende registar e disponibilizar numa base de dados digital (www.phonambient.com) os sons que caracterizem uma determinada cidade ou região, incluindo paisagens sonoras, sons localizados, excertos musicais,  fonética e fonologia.
O arquivo criado fica disponível gratuitamente para consulta e utilização em contextos criativos e científicos, tais como composições eletroacústicas, sonoplastia ou reflexões teóricas, que serão também divulgadas na base de dados digital, on line, aqui.

A apresentação na Guarda será baseada na manipulação de recolhas audio e vídeo em tempo real, onde a audição e a visão serão transformadas e deslocadas das suas funções e relações tradicionais de forma a salientar a importância dos sons que nos rodeiam.


Conteúdo Recomendado