Taxas Euribor caem para novos mínimos a três, seis, nove e 12 meses

As taxas Euribor a três, seis, nove e 12 meses voltaram, esta quinta-feira, a cair para novos mínimos de sempre, depois do Banco Central Europeu ter anunciado um novo programa de estímulos.

A Euribor a seis meses, a mais utilizada em Portugal nos créditos à habitação, caiu hoje 0,004 pontos em relação a quinta-feira, ao ser fixada em 0,137%, um novo mínimo de sempre.

A três meses, a Euribor desceu 0,002 pontos, tendo sido fixada em 0,053%, outro novo mínimo histórico.

A Euribor a nove e 12 meses desceram 0,006 e 0,007 pontos percentuais, ao serem fixadas a 0,206% e a 0,275%, ambos novos mínimos de sempre.

O Banco Central Europeu (BCE) reuniu-se na quinta-feira e anunciou um programa de compra de dívida soberana e privada, que se traduzirá numa injeção de liquidez de cerca de 1,4 biliões de euros em 18 meses.

Na reunião, o BCE voltou a manter inalteradas as taxas de juro.

A taxa de juro diretora está no mínimo histórico de 0,05% desde 04 de setembro, quando, além de descer a taxa, o BCE anunciou que iria lançar um programa de compra de dívida privada para apoiar o mercado de crédito e dinamizar a economia da zona euro.

As Euribor são fixadas pela média das taxas às quais um conjunto de 57 bancos da zona euro está disposto a emprestar dinheiro entre si no mercado interbancário.


Conteúdo Recomendado