Pastores de Gouveia afetados pelos incêndios em 2016 foram apoiados

O Município de Gouveia e a Cáritas anunciaram hoje que entregaram 13 mil euros a 14 pastores do concelho de Gouveia que foram afetados pelos incêndios florestais ocorridos no mês de agosto de 2016.

A autarquia de Gouveia, presidida por Luís Tadeu, refere, em comunicado hoje divulgado, que os apoios contemplaram pastores das freguesias de Arcozelo da Serra e de Vila Cortês, “que viram as suas áreas de pastagens destruídas e não foram apoiados pelos apoios nacionais”.

“Em todo o processo de atribuição dos apoios, o Município de Gouveia e as Juntas de Freguesia de Arcozelo da Serra e Vila Cortês da Serra efetuaram o levantamento de prejuízos e de pastores afetados pelos incêndios”, explica a autarquia.

Os 13 mil euros entregues no concelho de Gouveia, situado na Serra da Estrela, no distrito da Guarda, através do fundo da Cáritas, foram distribuídos pelos pastores, tendo por base o número de cabeças de gado, indica a autarquia.

“A entrega do apoio resulta do empenho do Município de Gouveia, das Juntas de Freguesia e do Ministério da Administração Interna em encontrar uma solução compensatória para os pastores que não tiveram apoios nacionais, por não cumprirem os critérios de elegibilidade, e a disponibilidade da Cáritas, através do fundo Cáritas Ajuda as Vítimas dos Incêndios em Portugal”, esclarece ainda a nota.


Conteúdo Recomendado