Investigadora da UBI ganha bolsa da Associação Europeia de Investigação em Cancro

A investigadora da Universidade da Beira Interior (UBI), Cátia Vaz, recebeu uma bolsa para participar no 24Th Biennial Congress Of The European Association For Cancer Research.

No evento, que decorreu em julho em Manchester, no Reino Unido a investigadora pôde apresentar o trabalho que está a desenvolver sobre uma proteína que poderá ajudar a proteger os doentes com cancro da próstata e da mama.

Com a candidatura que apresentou em fevereiro do presente ano, onde constavam vários elementos relacionados com todo o trabalho desenvolvido na área do cancro, Cátia Vaz acabou mesmo por conseguir a bolsa designada de “EACR24 Meeting Bursary”, atribuída pela European Association For Cancer Research (EACR) que serve para custear as despesas de alojamento, inscrição no congresso e viagem até um teto máximo de 1300 euros.

A colaboradora da UBI considera que esta escolha “é um reconhecimento pelo trabalho que estamos a desenvolver, foi também a possibilidade de ir apresentar o trabalho a outros investigadores da área, o que permitiu desenvolver outros conhecimentos e conhecer outras pessoas”.

No Reino Unido, apresentou o estudo sobre uma proteína multifuncional, designada por Regucalcina (RGN), que tem vindo a ser alvo de análise pelo grupo de investigação de que faz parte na UBI. “A proteína RGN parece estar envolvida em muitos mecanismos que estão associados ao desenvolvimento do cancro, nomeadamente à regulação desses mecanismos, ela de alguma forma parece ser uma proteína com um papel protetor no desenvolvimento do cancro da próstata e no cancro da mama”, explica.

Neste congresso, estiveram reunidos 1470 investigadores de mais de 60 países e de várias universidades que apresentaram os seus trabalhos sobre a temática em questão. De acordo com a investigadora do Centro de Investigação em Ciências da Saúde (CICS), “é muito importante a Universidade da Beira Interior estar representada nos vários locais, vertentes e associações para demonstrar que realmente tem valor e que os investigadores têm estado a tentar desenvolver um bom trabalho”.

Além disso, Cátia Vaz acredita que esta iniciativa permite ainda a constituição de parcerias entre as diversas entidades que se movem por um objetivo em comum. “A ideia é também podermos fazer parcerias com outras universidades e com outros países, algo que na atualidade é muito importante, de modo a termos um trabalho cada vez mais forte e com maiores possibilidades para o tratamento e diagnósticos mais precoces, que são os grandes objetivos dos diferentes centros”, salienta.

Tal como Cátia Vaz, mais três portugueses tiveram direito à “EACR24 Meeting Bursary”, que deste modo financia jovens investigadores em início de carreira que se encontrem a realizar investigação de pós-doutoramento em cancro, há menos de 4 anos. O 25Th Biennial Congress Of The European Association For Cancer Research vai decorrer de 30 junho a 3 julho de 2018, em Amesterdão, na Holanda.


Conteúdo Recomendado