Guarda recebe Congresso de Meteorologia de Alta Montanha em novembro

Nos dia 25 e 26 de novembro, a cidade mais alta do país irá acolher alguns dos melhores nomes do alpinismo mundial.

O “Guarda Weather Summit” organizado pela Câmara Municipal da Guarda em parceria com o meteorologista Vítor Baía e apoio do Clube de Montanhismo da Guarda, Teatro Municipal da Guarda (TMG) e Rádio Altitude vai contar com várias palestras que pretendem partilhar com o grande público, de viva voz, as experiências das grandes  conquistas das expedições, explicar como se desenrola uma expedição de alta montanha e como as previsões meteorológicas efetuadas por Vítor Baía, a partir da Guarda chegam até aos alpinistas no teto do Mundo.

Este congresso vai contar com uma palestra sobre a meteorologia nos Himalaias por Vítor Baía. Palestras sobre a conquista das montanhas mais altas do mundo pelos melhores alpinistas que usam as previsões meteorológicas elaboradas a partir da Guarda por Vítor Baía.

Serão apresentadas palestras por João Garcia (Portugal) – 10º alpinista do mundo a conquistar os 14 cumes com mais de 8000m sem usar oxigénio suplementar. Ivan Vallejo (Equador) – 8º alpinista do mundo a conquistar os 14 cumes com mais de 8000m sem usar oxigénio suplementar. Mário Panzeri (Itália) – 13º alpinista do mundo a conquistar os 14 cumes com mais de 8000m sem usar oxigénio suplementar. Carlos Sória (Espanha) – alpinista com 77 anos de idade que continua a conquistar montanhas com mais de 8000 m, faltando apenas 2 para completar as 14. Edurne Pasaban (Espanha) – primeira mulher a conquistar os 14 cumes com mais de 8000m.

Do programa destaca-se na sexta-feira, dia 25 de novembro, pelas 21h30, a projeção do filme “Evereste” no pequeno auditório do TMG. No sábado, dia 26 de novembro, das 15 às 19 horas, o grande auditório do TMG será palco das palestras com projeção audiovisual dos alpinistas convidados, incluindo períodos de debate, neste que será o ponto alto do Congresso. Às 21h30 no Café Concerto do TMG irá decorrer a tertúlia Rádio Altitude.


Conteúdo Recomendado