Festa do Bucho & Outros Sabores em Freineda (Almeida)

O evento, que já vai na sua 12ª edição, será realizado no próximo domingo, dia 19 de março, nos Alpendres de Santa Eufémia em Freineda, tendo como objetivo promover o produto gastronómico do Bucho, típico da região Raiana.

A iniciativa é promovida pela Associação D.S.C. Freinedense juntamente com a Junta de Freguesia de Freineda, com o intuito de promover a gastronomia regional.

Segundo a organização, “esta iniciativa tem vindo a obter cada vez maior dimensão atraindo à Freineda, ao concelho de Almeida e ao distrito da Guarda centenas de visitantes vindos de vários pontos de Portugal e Espanha”.

O Bucho é a peça mais peculiar do enchido raiano. Preparada com pedaços de carne do porco dos ossos, cabeça, rabo e orelha, que, após colocada em vinha de alhos, dá enchimento à bexiga ou ao palaio do porco. Depois de cheio, o bucho pendura-se com o demais enchido nos varais do fumeiro.

O Entrudo, em especial o Domingo Gordo, era e ainda é a ocasião propícia a comer o bucho, sendo da tradição que a família se reúna em convívio para o saborear.

Confeciona-se introduzindo-o numa larga panela de ferro, envolto em pano de linho, que evitará que rebente durante a fervedura. Mantido em lume brando, o cozimento dura pelo menos três horas, após o que vai à mesa dentro de barranha de barro, ladeado por batatas cozidas e abundância de grelos de nabos.



Artigos Relacionados / Pub