CAP lança serviço de avaliação de propriedades agrícolas

A CAP – Agricultores de Portugal acaba de apresentar o seu mais recente serviço destinado a todos os agricultores: a avaliação de propriedades agrícolas.

A avaliação de imóveis apresenta diferentes fins, sendo o mais habitual a avaliação do património para organização do balanço anual e apuramento de resultados do exercício para efeitos contabilísticos.

A avaliação pode também ser solicitada por outras razões, nomeadamente expropriações por utilidade pública, partilhas, constituição de sociedades, imposição fiscal, entre outros.

Qualquer proprietário de um imóvel/prédio rústico (exploração agrícola e/ou florestal), em qualquer região do país, pode usufruir do serviço da CAP que consiste em atribuir um valor a um ou mais prédios agrícolas ou florestais em função da sua localização e características, nomeadamente o tipo de solo, clima da região e infraestruturas disponíveis que permitam potenciar os sistemas culturais praticados, que geram o rendimento da exploração.
O custo do serviço é estimado em função da localização da propriedade agrícola a avaliar (valor tabelado) e dimensão e características da propriedade agrícola (valor não tabelado; percentagem do valor final atribuído à propriedade agrícola).

O trabalho fica concluído com a entrega de um relatório final com o valor da avaliação efetuada.

Para agendar o serviço, os interessados deverão contactar a CAP ou os CIR (Centros de informação Rural distribuídos pelo território continental) para marcar reunião preparatória e solicitar orçamento.


Conteúdo Recomendado