8ª edição do Fórum Associativo decorreu no Sabugal

No passado sábado, dia 18 de março, o Auditório Municipal do Sabugal acolheu mais um fórum associativo que nesta oitava edição versou sobre a temática “Sabugal: Destino Turístico”.

Após a sessão de abertura pelo vereador Amadeu Neves, a iniciativa em causa contou com as intervenções de Telmo Salgado e Sérgio Pires, técnicos superiores na Câmara Municipal do Sabugal, pronunciando-se ambos acerca dos percursos pedestres existentes no concelho sabugalense; de Ricardo Franco, também técnico superior na Câmara Municipal, que abordou na sua apresentação o Centro de BTT do Sabugal; de Dulcineia Catarina Moura, coordenadora da Territórios do Côa – Associação de Desenvolvimento Regional, que falou sobre a Carta Europeia de Turismo Sustentável “Terras do Lince” – uma estratégia para a valorização sustentável do destino turístico; e por fim Patrícia Amorim, consultora na Associação Empresarial do Sabugal, com a explicação da formação-ação “Melhor Turismo 2020” – Projeto “Sabugal + Turístico”, sendo que ao presidente do Município, António Robalo, coube o encerramento da sessão.

Com um papel preponderante na dinamização das localidades, o tecido associativo do concelho foi desta forma novamente desafiado pela Câmara Municipal para uma jornada de troca de ideias e de experiências.

Numa política de parceria e incentivo, as Associações contam com a colaboração da autarquia, seja de modo pontual ou através do Regulamento de Apoio ao Associativismo Concelhio.

No final do encontro, as Associações/Juntas participantes no Desfile de Carnaval receberam uma lembrança por parte do Município.