Seminário Internacionalização, Ecoeficiência e Inovação em Coimbra

No próximo dia 29 de junho, vai realizar-se no auditório do CEC em Coimbra, uma sessão que se enquadra em três projetos apoiados pelo COMPETE no âmbito do SIAC (Sistema de Incentivos às Ações Coletivas).

O seminário abordará temas como: KNOW NOW 2. 0 – Regiões de Inovação e Conhecimento, EFICOPE – Eficiência Operacional para PME, e KNOW NOW 2.O – Transformar Conhecimento em Valor.

O tema do seminário, “Internacionalização, Ecoeficiência e Inovação” reflete a área de atuação das três iniciativas, que foram desenvolvidas pelo CEC – Conselho Empresarial do Centro / CCIC – Câmara de Comércio e Indústria do Centro, e pela UERN – União das Associações Empresariais da Região Norte.

Assim sendo, no início da sessão será dado destaque à ferramenta de benchmarking de ecoeficiência desenvolvida no âmbito do EFICOPE, e de como esta poderá ser utilizada a partir do site eficope.netcentro.pt.

O objetivo é posicionar as empresas em termos da forma como lidam com os desperdícios existentes no seu processo produtivo/negócio, e nas suas diversas dimensões: tempo, “não produto”, energia, etc. A ferramenta foi, na sua fase de conceção, testada em algumas empresas, pelo que haverá também oportunidade para considerações sobre o panorama encontrado pelos consultores responsáveis pelo trabalho.

Posteriormente, será apresentada a “Estratégia Coletiva: Regiões de Conhecimento e Inovação” que irá apontar caminhos e que servirá de mote ao debate com que se encerrará a sessão, dedicado ao tema “Brainstorming do Futuro”, um espaço para partilha de tendências e desafios a ultrapassar a nível regional, identificar áreas e atividades que possam estimular o surgimento nas regiões de novos projetos conjuntos.

De seguida, serão apresentados os principais resultados do projeto Know Now 2.0 – Transformar Conhecimento em Valor com especial enfoque na metodologia “Internacionalização Sustentável” que foi testada num conjunto de 30 Pequenas e Médias Empresas (PME) e que poderá servir de suporte às estratégias de internacionalização de outras PME. A inscrição é gratuita mas sujeita a inscrição prévia.

As inscrições podem ser efetuadas  AQUI e poderá consultar aqui o Programa. Para mais informações, poderá contactar através do email een-portugal@cec.org.pt ou 239 497 161.


Conteúdo Recomendado