Seia avança para os tribunais contra extinção de freguesias

A Câmara de Seia vai recorrer aos tribunais para travar a aplicação da lei da reorganização administrativa, que prevê a redução de oito das atuais 29 freguesias do concelho. Segundo o presidente da autarquia, a decisão foi tomada após uma reunião com as Juntas de Freguesia abrangidas pelo diploma e consta de uma carta aberta […]

A Câmara de Seia vai recorrer aos tribunais para travar a aplicação da lei da reorganização administrativa, que prevê a redução de oito das atuais 29 freguesias do concelho.
Segundo o presidente da autarquia, a decisão foi tomada após uma reunião com as Juntas de Freguesia abrangidas pelo diploma e consta de uma carta aberta enviada à população, assinada pelo autarca, que foi distribuída pelos Correios. «Esta é a melhor forma de avançar para parar uma lei injusta e inadequada», sustentou Carlos Filipe Camelo, acrescentando que o município apoiará a ação de todas as juntas do concelho, sem que isso «invalide ações individuais» das próprias freguesias. De acordo com a lei, em Seia as freguesias de São Romão e Lapa dos Dinheiros agregam-se à sede de concelho, Cabeça junta-se a Vide, Carragosela a Várzea de Meruge, Sameice a Santa Eulália, São Martinho a Santa Marinha, Folhadosa a Torroselo e Lajes a Tourais. O edil considera que a implementação desta lei significa uma «regressão no tempo, a ausência de leitura e interpretação de dinâmicas territoriais, o abandono de políticas de proximidade, a diminuição de eficiência e um aumento de custos para as gentes e territórios afetados, sendo a sua aplicação da exclusiva responsabilidade do Governo». A posição da Câmara é solidária com a pronúncia da Assembleia Municipal, que rejeitou qualquer proposta de agregação de freguesias e defendeu a manutenção do atual mapa administrativo concelhio.

Conteúdo Recomendado