Seia apaga as luzes pelo Planeta

O Município de Seia vai desligar as luzes de edifícios públicos no dia 19 de março de 2016, entre as 20h30 e as 21h30, em associação ao maior movimento global pelo ambiente e contra as alterações climáticas, a Hora do Planeta.

O contributo de Seia para a maior ação ambientalmente sustentável à escala mundial refletir-se-á no apagar das luzes, durante 60 minutos, nos edifícios da Biblioteca Municipal, Casa Municipal das Artes, Igreja Matriz de Seia, Mercado Municipal e Paços do Concelho.

A Hora do Planeta é uma iniciativa da organização global de conservação de natureza WWF que procura incentivar cidadãos, empresas e governos a desligarem as luzes por uma hora, mostrando assim o seu apoio à luta contra as alterações climáticas.

A Câmara de Seia aderiu, pela primeira vez, à Hora do Planeta em 2011 e, desde então, todos os anos se tem associado à iniciativa, enquanto gesto simbólico representativo da consciencialização de um problema que é de todos: as alterações climáticas.

Enquanto medida permanente, relacionado com o conceito da campanha “ir mais além da Hora”, o Município compromete-se, este ano, a fazer a substituição integral da iluminação existente no Museu do Brinquedo de Seia por tecnologia LED, solução mais eficiente, duradoura e com menores impactos ambientais.

Com a implementação desta ação, definida no Plano de Ação para a Energia Sustentável do Município de Seia, a autarquia prevê, anualmente, uma poupança na fatura da eletricidade do Museu do Brinquedo de 4159,23€ e, em termos ambientais, a redução de 3 tCO2 – emissão de gases de efeito estufa. O Município estima recuperar o investimento efetuada nas lâmpadas LED ao fim de 10 meses, antecipando um consumo energético no Museu de 1.980€ e a libertação de 2,0 tCO2, previsões anuais.

Em matéria de boas práticas ambientais, a autarquia tem desenvolvido, ao longo dos últimos anos, um conjunto de projetos sobre o compromisso de tornar o concelho mais sustentável e amigo do ambiente, de que constituem exemplos: o programa Eco2SEIA, os Planos de Ação para a Energia Sustentável e Mobilidade Urbana Sustentável do Município de Seia e a adesão ao ClimAdapt, que tem como principal objetivo desenvolver a Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas.


Conteúdo Recomendado