Ruy de Carvalho na apresentação da Confraria do Cabrito Estonado em Oleiros

No próximo domingo, dia 31, Oleiros vai ser palco da apresentação da Confraria Gastronómica do Cabrito Estonado, numa ação integrada na Semana Gastronómica da Beira Baixa – Terras de Excelência, sendo organizada pelo Município de Oleiros, em parceria com a Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa.

A iniciativa é apoiada no âmbito do PROVERE – Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos. O evento, aberto a toda a população, terá lugar numa tenda no recinto das Devesas Altas, a partir das 15 horas.

Naquele que será um evento variado, onde não faltará a visualização de um vídeo promocional do Cabrito Estonado, a escritura pública de constituição da Confraria, a apresentação do logótipo e do traje da mesma.

Um showcooking com o chef Nuno Diniz, a atuação do Rancho Folclórico e Etnográfico de Oleiros ou a degustação desta iguaria Oleirense, vai ser lido por Ruy de Carvalho e sua família o conto “A Paz por um Cabrito”, da autoria de Sérgio Luís de Carvalho.

A promoção deste prato medieval que se confeciona desde sempre em Oleiros dá assim o mote para a reunião.

Também conhecido como “Cabrito da Paz”, recorde-se que este era consumido igualmente pelas três religiões descendentes do profeta Abraão, ou seja, por cristãos, judeus e muçulmanos.


Conteúdo Recomendado