RUDE define estratégia de desenvolvimento para a Cova da Beira

A RUDE (Associação de Desenvolvimento Rural), realizou no passado dia 22 de outubro, em Belmonte, duas oficinas de trabalho, com mais de meia centena de agentes locais entre beneficiários do PRODER e parceiros.

Estas oficinas inseriram-se no âmbito do processo de construção da estratégia de Desenvolvimento Local (EDL) para a Cova da Beira. Na abertura dos trabalhos o Presidente da Câmara Municipal de Belmonte,Dias Rocha, enalteceu o trabalho desenvolvido pela RUDE no apoio a projetos de investimento no concelho de Belmonte e no desenvolvimento rural da Cova da Beira.
Ainda na sessão de abertura, o Presidente da RUDE, Carlos Pinto, alertou para a “importância de preservar e aprofundar as características inovadoras da abordagem LEADER no novo quadro comunitário de apoio, ao defender a definição e implementação de estratégias de desenvolvimento local integradas e coerentes, através do desenvolvimento local de base Comunitária, e lembrar para a importância de as parcerias locais terem um papel central na aplicação dos fundos para o desenvolvimento dos territórios”.

Estas sessões tiveram como objetivo a consolidação da matriz de diagnóstico e a avaliação do impacto do programa LEADER na Cova da Beira no último período de programação 2007-2013, a apresentação das linhas gerais da visão estratégica 2020 e fundamentalmente a recolha de contributos para a EDL Cova da Beira 2020 envolvendo desta forma os agentes locais na co-produção da política de desenvolvimento local.
A Estratégia de Desenvolvimento Local Cova da Beira 2020 desenvolver-se-á em torno de 4 eixos de intervenção – Património, Turismo e Ambiente; Produtos do Território, Inovação, Competitividade e Emprego; e Inovação e Coesão Social – e do eixo transversal da cooperação traduzido na realização de projetos mobilizadores que potenciem os recursos do território.


Conteúdo Recomendado