Região Centro aposta no envelhecimento ativo para criar negócios e emprego

http://www.campeaoprovincias.pt/pt/images/fotografias/Maio2014/Ana%20Abrunhosa%20CCDRC.JPG

A presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), Ana Abrunhosa, defendeu na segunda-feira, em Bruxelas, que o envelhecimento ativo deverá impulsionar “ideias de negócio” e criar emprego na região.

Ana Abrunhosa realçou à agência Lusa que a Comissão Europeia (CE) reconheceu o Centro de Portugal como “Região Europeia de Referência” na área do envelhecimento ativo e saudável, “um dos desafios societais” para os próximos anos.

No setor da inovação e tecnologia, a região dispõe de parceiros que, em consórcio, apostam na promoção de “algum empreendedorismo ligado à prestação de serviços e de cuidados de saúde ao idoso”, afirmou.

A professora universitária falava à margem das iniciativas da Semana Europeia das Regiões e Cidades – Open Days, que começou na segunda-feira em Bruxelas e na qual a CCDRC participa, até hoje, com uma comitiva que integra várias entidades parceiras.

“Este reconhecimento da Comissão Europeia traz-nos obrigações”, que passam, designadamente, pela partilha das “boas práticas” com as outras regiões da Europa consideradas de referência na área do envelhecimento ativo, enfatizou.

O reconhecimento do Centro resultou de uma candidatura à Parceria Europeia para a Inovação, que identificou as regiões que, nesse domínio, “demonstravam evidências claras de boas práticas, com incorporação de conhecimento e inovação (…), desde a prevenção, aos cuidados de saúde, à inovação e ao empreendedorismo”.

Através da Parceria para a Inovação, a CE pretende “aumentar em dois anos o número de anos de vida ativa e saudável da sua população”, disse Ana Abrunhosa.

“Para além de aumentarmos a escala das boas práticas” enquanto região de referência, cabe à região “adotar novas boas práticas” para que tal objetivo seja alcançado, adiantou.


Conteúdo Recomendado