Queijo Serra da Estrela com «menor qualidade» este ano

Tempo húmido poderá fazer com que o queijo tenha «uma qualidade mais fraca», mas não afetou a produção. O tempo húmido que se tem feito sentir nos últimos meses poderá ter reflexos na qualidade do queijo Serra da Estrela deste ano. Quem o diz é o presidente da EstrelaCoop – Cooperativa de Produtores de Queijo […]

Tempo húmido poderá fazer com que o queijo tenha «uma qualidade mais fraca», mas não afetou a produção.
O tempo húmido que se tem feito sentir nos últimos meses poderá ter reflexos na qualidade do queijo Serra da Estrela deste ano. Quem o diz é o presidente da EstrelaCoop – Cooperativa de Produtores de Queijo Serra da Estrela, entidade de Celorico da Beira que representa os produtores certificados do mais famoso queijo do país. «Os últimos meses tiveram muita humidade, o que faz com que o queijo tenha menos qualidade e se estrague mais rapidamente», adianta Francisco Granjal, baseando-se em «impressões que tenho recolhido junto dos produtores». O responsável refere que «mesmo quem tem câmaras frigoríficas não consegue tirar a humidade toda do queijo», pois estas «não estão preparadas para tirar humidade em excesso. E os produtores que não dispõem deste equipamento estão ainda pior», acrescenta. «É esta a razão que encontramos, pois o queijo é muito difícil de compreender», sublinha Francisco Granjal. Apesar disso, o presidente da cooperativa garante que o queijo certificado «continua a ter padrões mínimos de qualidade, caso contrário não receberia certificação». Quanto à produção de queijo certificado deste ano, o presidente da EstrelaCoop estima que se situe nos mesmos valores de 2012, que foram de «120 mil a 150 mil quilos». Já os preços mantêm-se e «nalguns casos até descem», situando-se entre os 13 e 15 euros por quilo no que respeita ao queijo certificado. «Há muita oferta e os produtores acabam por ceder, mantendo ou reduzindo os preços, apesar do aumento dos custos», afirma Francisco Granjal, acrescentando que o número de produtores de queijo certificado «estabilizou em 19» e que há «cerca de 30» que produzem sem certificação, mas que estão em condições de o fazer caso desejem. Francisco Granjal dá ainda conta de vendas «muito boas e acima das expectativas» durante a quadra natalícia, que deixaram «satisfeitos» os produtores daquela que é considerada uma das maravilhas da gastronomia nacional.
O Queijo Serra da Estrela é celebrado por dois eventos tradicionais que terão lugar no fim de semana de Carnaval, a 9 e 10 de fevereiro: a Feira Regional do Queijo Serra da Estrela, organizada pelos municípios de Seia, Gouveia e Fornos de Algodres, e que este ano terá lugar no mercado municipal fornense, e a Feira do Queijo de Celorico da Beira, que começa ainda na sexta-feira, dia 8. Um pouco mais tarde terá lugar a Feira do Pastor e do Queijo da Serra em Mosteiro, Penaverde (Aguiar da Beira), que este ano comemora 30 anos.

Conteúdo Recomendado