Psicologia do Desporto é tema de Jornadas no IPG

No dia 15 de abril, irão decorrer no Instituto Politécnico da Guarda (IPG), as V Jornadas de Desporto, subordinadas ao tema “Psicologia do Desporto”. Esta iniciativa tem por objetivos, entre outros, formar e reciclar conhecimentos dos profissionais de desporto e promover uma formação atualizada que vise a aquisição de competências. «Sendo o desporto considerado um […]

No dia 15 de abril, irão decorrer no Instituto Politécnico da Guarda (IPG), as V Jornadas de Desporto, subordinadas ao tema “Psicologia do Desporto”.
Esta iniciativa tem por objetivos, entre outros, formar e reciclar conhecimentos dos profissionais de desporto e promover uma formação atualizada que vise a aquisição de competências. «Sendo o desporto considerado um dos maiores fenómenos sociais, tem agregado à sua volta diversas áreas de pesquisa, entre as quais a psicologia do desporto», referiu-nos Teresa Fonseca, docente da ESECD e uma das responsáveis pela organização. A psicologia do desporto, «tem como objeto de estudo as diferentes dimensões psicológicas do comportamento humano no contexto do desporto e da atividade física. Investiga as causas e os efeitos de ocorrências psíquicas que o ser humano apresenta antes, durante e após o exercício sendo estes educativos, recreativos, competitivos ou de reabilitação». Daí que, como nos disse, o objetivo é de contribuir para um cada vez «maior aperfeiçoamento do desempenho do atleta e um aprimoramento da saúde e da qualidade de vida dos indivíduos praticantes de atividade física». As temáticas a abordar nestas jornadas «são pertinentes, dada a sua abrangência, sobretudo porque a psicologia do desporto é desafiada a um trabalho adequado no âmbito do desporto. Este facto remete-nos similarmente para a questão da formação atualizada, que se deseja, dos seus diferentes agentes». Estas jornadas vão decorrer no Auditório dos Serviços Centrais do Instituto Politécnico da Guarda. Os interessados podem obter mais informações aqui.

Conteúdo Recomendado