Proteção Civil quer reduzir em 90 por cento os incêndios junto das povoações

Dispositivo de combate a fogos florestais está a ser preparado pelo Governo O secretário de Estado da Proteção Civil, Vasco Franco, deslocou-se à Guarda, no passado dia 25, onde assistiu à apresentação do Plano Distrital de Prevenção de Fogos Florestais para 2011. Na cerimónia o governante salientou que a diminuição da gravidade dos incêndios passa […]

Dispositivo de combate a fogos florestais está a ser preparado pelo Governo O secretário de Estado da Proteção Civil, Vasco Franco, deslocou-se à Guarda, no passado dia 25, onde assistiu à apresentação do Plano Distrital de Prevenção de Fogos Florestais para 2011. Na cerimónia o governante salientou que a diminuição da gravidade dos incêndios passa pela “prevenção de todos os cidadãos”, e garantiu que o Governo está a preparar um dispositivo “credível” de combate aos fogos florestais.

“Eu tenho como obrigação e responsabilidade, que assumo integralmente, garantir que teremos no verão um dispositivo credível” de combate aos fogos florestais. A garantia foi deixada pelo secretário de Estado da Proteção Civil, na passada sexta-feira. E, segundo Vasco Franco, “um dispositivo credível é um dispositivo em que os próprios combatentes saibam que têm condições para cumprir a missão”.

O secretário de Estado garante que todos os esforços estão a ser reunidos e adianta que o Governo deverá apresentar ainda durante o mês de março o dispositivo nacional de combate aos incêndios florestais. Até porque, explica o governante, “os bombeiros têm que planificar as suas disponibilidades. Nós sabemos que muitos bombeiros tiram férias agora para nesse período estarem disponíveis, e toda essa programação tem que ser feita atempadamente”, e acrescenta, “por outro lado os meios aéreos ainda não foram todos contratados, alguns já foram, e os que ainda não estão há prazos para os concursos públicos”.

Ainda assim, Vasco Franco admite que “devido aos cortes orçamentais” os meios envolvidos neste dispositivo podem diminuir em relação a anos anteriores. “Admitimos que possa ser justificável uma diminuição do dispositivo sem no entanto lhe retirar a capacidade efetiva de responder ao esforço que tem que ser feito”, até porque, para Vasco Franco “o esforço de contenção da despesa pública não pode ser feito de forma cega”.

Proteção Civil quer sensibilizar toda a população para a limpeza de terrenos

Ao lado de Santinho Pacheco, Governador Civil da Guarda, o secretário de Estado assistiu à apresentação do Plano Distrital de Prevenção de Fogos Florestais apresentado pelo Comandante Distrital de Operações de Socorros (CODIS), António Fonseca. “O plano tem como objetivo que no final do ano tenhamos uma redução de 90 por cento dos aglomerados populacionais que foram atingidos, relativamente aos números que tivemos o ano passado”, afirma o comandante.

Para que isso seja possível a Proteção Civil, em conjunto com o Governo Civil, pretende envolver todas as autarquias, as Juntas, GNR, PSP, Bombeiros e Párocos na sensibilização de toda a população para a limpeza dos terrenos.

Dos cerca de 20 mil hectares de floresta ardida, no ano 2010, “mais de 95 por cento eram propriedade privada”, e por isso mesmo, “têm que ser responsabilizadas as várias entidades que têm infra estruturas que devem ter os seus percursos limpos, mas também, e muito especialmente, garantir que os cidadãos limpam o seu perímetro à volta das casas para que os bombeiros não tenham que se arriscar a salvar essas casas que os próprios donos não limparam atempadamente”, salientou Vasco Franco.

A sensibilização e limpeza dos terrenos terá que ser feita até ao próximo dia 15 de abril, altura a partir da qual a proteção Civil irá “passar para o terreno”.

Por: Selene Teixeira (Nova Guarda)


Conteúdo Recomendado