Produção Industrial cai 4,3% em novembro

O índice de produção industrial desceu 4,3% em novembro, face ao mês homólogo, mais do que os -3,6% observados em outubro. Segundo os dados hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE, para a variação negativa do índice – ajustado de efeitos de calendário e da sazonalidade – contribuiu, sobretudo, a secção das Indústrias Transformadoras, […]

O índice de produção industrial desceu 4,3% em novembro, face ao mês homólogo, mais do que os -3,6% observados em outubro.
Segundo os dados hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE, para a variação negativa do índice – ajustado de efeitos de calendário e da sazonalidade – contribuiu, sobretudo, a secção das Indústrias Transformadoras, com uma variação homóloga negativa de 4,3%, após um aumento de 1,4% no mês anterior. A secção de Eletricidade, Gás, Vapor, Água Quente e Fria e Ar Frio, por sua vez, conseguiu uma variação homóloga positiva de 1,1%, depois de em outubro ter registado uma queda de 15,7%. A secção das Indústrias Extrativas passou de uma variação homóloga de -48,1% em outubro para -24,5% em novembro. Em termos mensais, a produção industrial apresentou uma variação de -3,3% em novembro (5,5% em outubro), com todos os agrupamentos a apresentarem variações negativas. Os agrupamentos de Bens Intermédios e de Bens de Consumo registaram os contributos mais influentes para a variação negativa do índice total, destaca o INE.

Conteúdo Recomendado