Previsão de neve coloca distrito da Guarda em aviso amarelo

Nove distritos de Portugal Continental estão hoje em aviso amarelo, o segundo menos grave na escala, devido sobretudo a previsões de neve e agitação marítima. Os distritos afetados são Lisboa, Leiria, Coimbra, Guarda, Aveiro, Porto, Braga, Viana do castelo e Vila Real. A tendência será, no entanto, para a situação se agravar já que o […]

Nove distritos de Portugal Continental estão hoje em aviso amarelo, o segundo menos grave na escala, devido sobretudo a previsões de neve e agitação marítima.
Os distritos afetados são Lisboa, Leiria, Coimbra, Guarda, Aveiro, Porto, Braga, Viana do castelo e Vila Real. A tendência será, no entanto, para a situação se agravar já que o IPMA sobe o aviso de sete desses distritos (os que ficam mais junto do litoral) para laranja, ou seja, para risco moderado a elevado. Para hoje, o instituto prevê, para o norte e centro, períodos de céu muito nublado e aguaceiros fracos mas a aumentar de intensidade ao longo do dia, podendo ser por vezes fortes e de granizo no litoral a norte do Cabo Mondego no final do dia. As previsões apontam para queda de neve acima dos 400/600 metros, subindo a cota para os 800 metros a partir do final da manhã de hoje, e espera-se uma descida da temperatura para o final do dia. No sul, a previsão é de períodos de céu muito nublado, diminuindo nebulosidade nas regiões do interior a partir do meio da tarde. No litoral, poderá haver aguaceiros fracos, mas também queda de neve nos pontos mais altos da serra de São Mamede. O mar deverá ter ondas de 4 a 5 metros na costa ocidental a norte do Cabo Raso e de 2,5 a 3,5 no sul. As temperaturas máximas previstas rondam os 12 graus Celsius no Porto, os 13º em Lisboa, os 14º em Faro e os 4º na Guarda.

Conteúdo Recomendado