Presidente de Valhelhas (Guarda) diz que bandeira azul é “grande orgulho”

O presidente da Junta de Freguesia de Valhelhas, Nelson Silva, considerou que a atribuição da bandeira azul à praia fluvial daquela localidade do concelho da Guarda é um “grande orgulho”, embora também represente responsabilidades.

“É um grande orgulho, embora isso traga algumas despesas e responsabilidades à autarquia, porque há condições a manter, há espaços a manter, há equipamentos que têm que se manter”, disse o autarca à agência Lusa, no final de uma reunião quinzenal do executivo da Câmara Municipal da Guarda realizada na sede da Junta de Valhelhas.

Nelson Silva referiu que, este ano, a autarquia vai ter que fazer um investimento maior a nível de nadadores-salvadores e da aquisição de equipamentos, mas assegura que a manutenção daquele galardão “é um orgulho” para a localidade situada no percurso que faz a ligação entre Guarda e Manteigas, na Serra da Estrela.

Este ano, no concelho da Guarda, apenas a praia fluvial de Valhelhas, no rio Zêzere, foi galardoada com a bandeira azul, que será hasteada no dia 2 de julho, segundo Nelson Silva.

O autarca referiu que aquele espaço de veraneio, que na época balnear de 2014 recebeu entre 15 a 20 mil utilizadores, também continuará a ser uma praia acessível (tem acessibilidade para pessoas com mobilidade condicionada).

“No ano passado, foi feito algum investimento nesse âmbito, foram criados mais estacionamentos para pessoas com mobilidade reduzida, foi criada uma nova casa de banho para pessoas com mobilidade reduzida e [construídas] algumas rampas de acesso à zona do relvado”, explicou à Lusa.

No próximo ano, a autarquia de Valhelhas tenciona aumentar a zona de relva da praia fluvial, “que está um bocadinho diminuta em relação ao espaço que o parque de merendas alberga”, justificou.

Segundo Nelson Silva, o aumento da zona relvada será efetuado na margem sul do rio Zêzere, num terreno que já é propriedade da Junta de Freguesia.

A autarquia está a procurar enquadrar o investimento numa candidatura a fundos comunitários, “uma vez que é um investimento de larga dimensão e de interesse turístico”.

A bandeira azul vai ser hasteada este ano em 299 praias, mais uma do que em 2014, e em 15 marinas, menos duas que no ano passado, anunciou a Associação Bandeira Azul.

Do total das praias galardoadas, 283 são costeiras, registando-se três novos locais na lista global: Canaveias (Centro), Praia da Pampilhosa da Serra (Tejo) e Beliche (Algarve).


Conteúdo Recomendado