Portugal recebe 28 países para debater a economia rural

Portugal recebe, em junho, um encontro da Comissão de Recursos Naturais (NAT) do Comité das Regiões, atualmente presidida pelo presidente da Câmara de Baião, José Luís Carneiro, que contará com a participação de 28 países da União Europeia (UE).

A inovação e a modernização da economia rural será o tema central da reunião que se realizará entre 18 e 19 de junho, disse à Lusa o autarca.

“Queremos que deste encontro europeu resulte a convicção de que é necessário reforçar o diálogo entre os meios urbanos e rurais e, simultaneamente, a defesa de instrumentos que possibilitem valorizar esses territórios e os seus recursos”, afirmou.

A NAT é a comissão especializada do Comité das Regiões em turismo, desenvolvimento rural, saúde pública, proteção civil, pescas, política marítima, defesa do consumidor e silvicultura na União Europeia.

“Foi com satisfação que verifiquei existir um apoio unânime à proposta que fiz para que ocorra uma reunião desta comissão em Portugal”, frisou José Luís Carneiro.

Acrescentando que será “um grande momento para a região e para o país”.

O autarca de Baião foi eleito presidente da NAT do Comité das Regiões a 13 de fevereiro para o mandato 2015-2020.

Além disso, é membro da Comissão de Política de Coesão Territorial (COTER) para o mesmo mandato, tratando de questões ligadas aos fundos estruturais, ordenamento económico, política urbana, habitação ou transportes.

O Comité das Regiões é um órgão consultivo, criado em 1992, e composto por 353 membros (igual número de suplentes), representantes locais e regionais dos 28 países da UE.

A sua função é apresentar os pontos de vista regionais e locais sobre a legislação europeia, através de relatórios sobre as propostas da Comissão Europeia.

A Comissão, o Conselho e o Parlamento Europeu devem consultar o Comité das Regiões antes da tomada de decisões sobre questões relativas à administração local e regional, por exemplo, sobre política de emprego, ambiente, educação ou saúde pública.

O órgão realiza cinco sessões plenárias por ano e tem seis comissões especializadas: coesão territorial; política económica e social; educação, juventude, cultura e investigação; ambiente, alterações climáticas e energia; recursos naturais e cidadania, governação, assuntos institucionais e relações externas.


Conteúdo Recomendado