Portugal e Espanha assinam protocolo para ações conjuntas de promoção turística

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/7/76/Tranv%C3%ADa_553_en_Rua_da_Concei%C3%A7%C3%A3o,_Lisboa,_Portugal,_2012-05-12,_DD_01.JPG

Os secretários de Estado do Turismo de Portugal e Espanha assinaram ontem um protocolo para ações conjuntas de promoção dos dois destinos em mercados alvo, dando seguimento a um acordo de cooperação assinado em 2006, anunciaram em conferência de imprensa.

“Em 2006 tinha sido assinado um acordo de cooperação entre Espanha e Portugal, penso que chegou a hora de lhe dar concretização e o objetivo deste plano que aqui assinamos é o de ter um plano de ações conjuntas para o ano de 2014, cumprindo esse acordo de cooperação”, disse o secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes, após a assinatura do acordo no Ministério da Economia.

Mesquita Nunes e a sua homóloga espanhola, Isabel Borrego Cortes, explicaram que foram já identificados, em reuniões preparatórias à assinatura do protocolo, os mercados alvo para estes planos de ações conjuntas: Estados Unidos da América, Canadá, China, Japão e Coreia do Sul.

“São mercados intercontinentais, onde nem Portugal nem Espanha têm uma posição dominante, e mercados que são conhecidos por trazer turistas que viajam por vários países enquanto se deslocam à Europa”, afirmou o governante português.

Já os produtos prioritários vão ser o turismo de cidade, de natureza, cultural e gastronomia, sendo que o plano para 2014 – aquele que, para já, está pensado – vai incidir “exclusivamente em visitas de imprensa e visitas de familiarização do ‘trade'”, acrescentou.

“Quer um instrumento, quer o outro protegem a identidade dos nossos países, a singularidade dos nossos destinos, e permitem criar a cooperação e a escala necessárias para que Portugal e Espanha possam continuar a usufruir do bom período turístico que vivem e que se deve evidentemente à qualidade dos nossos destinos”, afirmou o secretário de Estado português, explicando que não se trata, por isso, de uma promoção conjunta da Península Ibérica, apenas de ações “para ganhar escala”.

Mesquita Nunes adiantou ainda que para o ano será avaliado este plano e definido o novo plano de ações.

Já o investimento a ser feito terá “em conta cada uma das ações [definidas] e está limitado aos orçamentos dos dois países”, sendo que não haverá um orçamento dedicado a este protocolo. “Não há uma alocação específica para este protocolo. (…) Depois de analisadas as ações, partilharemos os custos”, adiantou.

O governante disse ainda estar “certo” de que “a cooperação entre Portugal e Espanha com este respeito mútuo se poderá fortalecer não só do ponto de vista da promoção, mas do ponto de vista da cooperação institucional” na forma como os dois países vão “reagir às várias novidades e mudanças que o setor do turismo enfrenta”.

Já a secretária de Estado do Turismo de Espanha, Isabel Borrego Cortes, disse também que a assinatura deste protocolo de promoção conjunta entre Portugal e Espanha “é um privilégio para a administração turística espanhola”, apontando para “mercados que interessam, mercados que têm potencial”, estando alguns já a serem trabalhados.

A responsável espanhola afirmou ainda que para “os dois países o setor do turismo é muito importante” no contributo que tem para as economias, lembrando ainda que tanto para Portugal como para Espanha “2013 foi um ano importante, com o setor a cumprir todas as expectativas”.

Em Espanha, tal como em Portugal, o setor turístico também bateu alguns recordes.

“É importante diversificar os nossos mercados e obter as economias de escala que interessam aos dois países em mercados emergentes, com grande potencial (…). Acredito que os nossos dois países têm que aspirar a ter uma maior quota” do número de turistas internacionais e “é isto que pretendemos com este acordo”, concluiu.


Conteúdo Recomendado