Portagens de SCUT afastam turistas espanhóis

O preço das portagens nas antigas SCUT e a dificuldade em pagá-las está afastar os turistas espanhóis.

De acordo com o presidente da Entidade Regional do Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado, o número de turistas proveniente de Espanha caiu cerca de 9% em 2014.

A quebra registou-se tanto no número citado pelo jornal El Mundo, Pedro Machado acentua que a quebra foi sobretudo sentida pelas unidades hoteleiras e restaurantes da região de fronteira, nomeadamente das zonas da Guarda e Covilhã, mas não só. Citado pelo jornal El Mundo, Pedro Machado dá igualmente conta de quebras nas entradas e gastos de turistas espanhóis na Figueira da Foz e Aveiro.

E de que se queixam os espanhóis que atravessam a fronteira de carro e “caem” numa autoestrada portajada? Dos preços, mas essencialmente da complexidade em efetuar o pagamento. “Quando um turista entra em Portugal por uma das novas autoestradas portajadas tem de obter um título de ida e volta e de paga-lo numa estação dos Correios ou num dos agentes autorizados, quando chega ao seu destino”, refere o responsável pelo Turismo do Centro.

Este sistema obriga-o a ter de procurar um local para pagar os pórticos por onde passou, o que já de si é difícil para quem está num país estrangeiro. Para dificultar ainda mais a situação, uma parte dos locais onde poderia pagar a portagem (as Estações dos CTT) encerra aos fins de semana.

“Muitos espanhóis que antes vinham comer e passar umas horas a Portugal, deixaram de o fazer para não pagarem estas portagens”, acentua Pedro Machado, acrescentando que o modelo de cobrança das antigas SCUT é “um erro”, já que a Galiza, Castela e Leão são as províncias espanholas de onde vêm a maioria dos turistas.

Pedro Machado alerta ainda para o impacto que esta situação poderá ter numa região como o Centro, em que as visitas de turistas espanhóis representam uma fatia relevante no turismo, a acentua a necessidade de serem encontradas medidas que travem a desertificação do interior.

A cobrança das dívidas das portagens tem sido alvo de forte contestação e dado origem a várias contestações judiciais e reclamações. A Provedoria de Justiça recebeu em 2014 quase três centenas de queixas, incluindo de cobrança e taxas relativamente a veículos de matrícula estrangeira e de aluguer.

Os hotéis portugueses receberam em 2014 53,4 milhões de turistas, o que traduz uma subida de 7,1% face ao ano anterior. Daquele total, a maioria (65%) foram não residentes. Espanha é o terceiro maior mercado para Portugal.


Conteúdo Recomendado