Eleições na Federação PS da Guarda vão ser repetidas

A decisão é da Comissão Federativa de Jurisdição, mas António Saraiva deverá recorrer para a Comissão Nacional de Jurisdição.

A Comissão Federativa de Jurisdição (CFJ) deliberou, na passada sexta-feira, pela repetição das eleições para a Federação Distrital do PS da Guarda, que António Saraiva tinha ganho há uma semana.

Eduardo Brito, que desistiu da candidatura em protesto pela exclusão de seis listas a delegados ao congresso, tinha impugnado o ato e viu o órgão jurisdicional distrital dar-lhe razão após uma reunião inconclusiva realizada anteontem. No entanto, o presidente da Comissão, Carlos Martins, teve que usar o voto de qualidade para desempatar a votação final, já que três elementos da CFJ votaram a favor da repetição das eleições e outros três contra.

A comissão é composta por sete militantes, mas um faltou à reunião desta tarde. A decisão aprovada hoje ainda é passível de recurso para a Comissão Nacional de Jurisdição, órgão para o qual deverá agora recorrer António Saraiva. Há uma semana, o antigo presidente da concelhia da Guarda tinha ganho com 524 votos entre 571 votantes dos 1.349 inscritos.

Eduardo Brito esteve na corrida à presidência da Federação guardense até à véspera das eleições, tendo desistido por considerar que havia «falta de liberdade e de democracia» no processo eleitoral. Na terça-feira, Eduardo Brito reclamou «eleições livres» e anunciou que tinha impugnado o ato.


Conteúdo Recomendado