Comissão Nacional de Jurisdição suspende congresso federativo do PS/Guarda

A Comissão Nacional de Jurisdição do PS adiou o Congresso Federativo da Guarda, que estava agendado para sábado, situação que desagrada à candidatura do presidente eleito por considerar que “estariam reunidas todas as condições necessárias” para a sua realização.

A candidatura de António Saraiva emitiu hoje um comunicado através do qual se pronuncia sobre o assunto e refere que foi informada que “não tendo a Comissão Nacional de Jurisdição possibilidade de analisar e decidir sobre o recurso apresentado, em tempo útil”, em prol da “maior transparência e ética”, decidiu pelo adiamento do Congresso Federativo.

“Somos, no entanto, de opinião, que estariam reunidas todas as condições necessárias para a realização do Congresso Federativo. Como tal, consideramos que a decisão da Comissão Federativa de Jurisdição, irregular e extemporânea, logo nula e sem valor, não deveria ter afetado a realização do congresso”, refere na nota enviada à agência Lusa.

No documento, a candidatura sublinha que respeita as decisões dos órgãos competentes do PS, mas assiste-lhe “o direito de poder reclamar, protestar e pedir justiça nas análises processuais que vierem a ser feitas”.

António Saraiva foi eleito líder distrital do PS/Guarda, cargo anteriormente desempenhado por José Albano Marques, no ato eleitoral realizado no dia 04 e que ficou marcado pela polémica após o outro candidato, Eduardo Brito, ex-presidente da Câmara Municipal de Seia, ter desistido da candidatura.

Dos 1.349 militantes inscritos nos 14 concelhos do distrito da Guarda votaram 571 (os militantes da secção de Trancoso não votaram porque a sede não abriu as portas), tendo o único candidato obtido 524 votos.

Eduardo Brito desistiu da corrida eleitoral por considerar “não estarem reunidas as condições democráticas necessárias à realização do ato eleitoral” e impugnou as eleições junto da Comissão Federativa de Jurisdição.

Aquele órgão distrital decidiu pela repetição do ato eleitoral, mas a candidatura de António Saraiva apresentou recurso e aguarda a decisão da Comissão Nacional de Jurisdição.

“Aguardamos, com serenidade, a decisão da Comissão Nacional de Jurisdição para que, brevemente, o já eleito presidente de Federação possa tomar posse no Congresso Federativo do PS”, refere em comunicado a candidatura de António Saraiva com o lema “Um Distrito na Vanguarda”.


Conteúdo Recomendado