CISE acolheu a sessão distrital do Parlamento dos Jovens do distrito da Guarda

Seia acolheu, no passado dia 7 de março, a sessão distrital do Parlamento dos Jovens do distrito da Guarda, que teve lugar no CISE – Centro de Investigação da Serra da Estrela.

O Presidente da Câmara Municipal, Filipe Camelo, esteve presente na sessão de abertura, tecendo um discurso de incentivo ao interesse dos jovens pela participação cívica e política, sublinhando ainda a importância da sua contribuição para a resolução de questões que afetam o seu presente e futuro individual e coletivo, pois todos devem “ter a consciência de que a resolução dos problemas que afetam a nossa terra, a nossa escola e a nossa rua passam também por nós. A cidadania não se estuda. Aprende-se exercendo-a e participando democraticamente nas escolhas que afetam o nosso quotidiano. Uma juventude melhor preparada e capacitada são a garantia de que podemos encarar o futuro com maior confiança, face à complexidade dos problemas com os quais somos diariamente confrontados.”

A cerimónia contou ainda com a presença do Deputado na Assembleia da República pelo Círculo Eleitoral da Guarda, Santinho Pacheco e dos representantes da Direção Regional do Centro e do Instituto Português do Desporto e da Juventude.

Na sessão, cujo tema foi “Os Jovens e a Constituição: tens uma palavra a dizer!”, os participantes tiveram a oportunidade de, na qualidade de deputados do Parlamento dos Jovens, fazer ouvir as suas propostas junto dos órgãos do poder político, debater e aprovar o projeto de recomendação do seu círculo eleitoral, bem como elegerem os representantes à Sessão Nacional, a realizar na Assembleia da República, nos dias 22 e 23 de maio.


Conteúdo Recomendado