ANAFRE promove Encontro Distrital de Autarcas de Freguesia

A cidade de Gouveia foi o local escolhido para acolher o 3º Encontro Distrital de Autarcas de Freguesia, promovido pela Delegação Distrital da ANAFRE (Associação Nacional de Freguesias), que terá lugar no próximo sábado, dia 1 de abril.

Segundo a ANAFRE, na sequência dos encontros dos anos anteriores “pretende-se com esta iniciativa proporcionar uma reflexão sobre temas alusivos ao Poder Local e particularmente às questões associadas às freguesias.”

O programa compreende uma sessão alusiva às boas práticas no relacionamento municípios/ freguesias no  distrito da Guarda, um debate com deputados eleitos para a Assembleia da República, o caderno reivindicativo da ANAFRE e a apresentação pública de um livro intitulado “ A Freguesia como divisão administrativa em Portugal – breve retrospectiva histórico – jurídica”, da autoria do mestre em direito, Diogo Figueiredo Ferreira, natural de Gouveia.

Neste terceiro encontro podem participar autarcas eleitos para os órgãos do Poder Local, municípios e freguesias, funcionários da administração local e cidadãos interessados nas questões autárquicas.

Assim, a sessão de abertura estará a cargo de João Amaro (Presidente da Junta de Freguesia de Gouveia), Armando Vieira (Vice-Presidente da ANAFRE) e Luís Gil Barreiroa (Presidente da Assembleia Municipal de Gouveia).

O 1º painel,  que abordará o percurso reivindivcativo da ANAFRE durante o mandato autárquico 2013/2017 e as boas práticas no distrito na articulação entre freguesias e municípios, terá início pelas 10h30.

Às 11h45 inicia o 2º painel, onde serão debatidos os desafios legislativos para o poder local, com a presença dos deputados da Assembleia da República Ângela Guerra (PSD) e Santinho Pacheco (PS).

Pelas 13 horas irá decorrer um almoço convívio, oferecido pela Câmara Municipal de Gouveia. À tarde haverá um momento cultural, evocativo dos 40 anos de poder local, seguida da apresentação do livro da autoria de Diogo Ferreira, intitulado “A Freguesia como divisão Administrativa em Portugal – Breves retrospetiva histórico-jurídica”, por António Cândido Oliveira.

O evento culminará com uma sessão de encerramento a cargo de Luís Tadeu (Presidente da Câmara Municipal de Gouveia) e Pedro Cegonho (Presidente da ANAFRE).

Para mais informações pode contactar a Delegação Distrital da ANAFRE através dos seguintes contactos: anafreguarda@gmail.com; 271 239 563 ou 969 511 862.

 


Conteúdo Recomendado