Politécnico de Castelo Branco quer captar novos públicos com ensino à distância

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O presidente do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), Carlos Maia, disse esta 6ª feira que o objetivo da aposta no ensino à distância passa pela diversificação das potencialidades e “para se chegar mais longe e a novos públicos”.

“Vamos aproveitar as potencialidades das duas instituições [Politécnico de Castelo Branco e Universidade Aberta] para chegar a novos públicos e aproveitar a oportunidade para internacionalizar ainda mais a nossa instituição”, disse Carlos Maia.

O IPCB e a Universidade Aberta (Uab) assinaram hoje, em Castelo Branco, um protocolo de cooperação e intercâmbio, cujo objetivo passa pela implementação do ensino à distância na instituição de ensino superior politécnico.

“Este é um momento muito importante para o IPCB e, tendo em conta a nossa conjuntura, é mais uma ferramenta para captar alunos para a instituição”, adiantou o presidente do IPCB.

Carlos Maia explicou ainda que esta é uma “pretensão antiga” da instituição, que foi agora formalizada e colocada no terreno em parceria com a Uab, “o ‘top’ nesta área da formação à distância”.

Três pós-graduações em Produção Agrícola, Gestão de Negócios e Reabilitação Sustentável de Edifícios são os três primeiros cursos de ensino à distância no IPCB.

“Hierarquizamos estas [formações], porque são, de facto, aquelas que nos parecem ter mais aceitação nesta fase. Não adianta estar a avançar já com muitas ofertas formativas até estar tudo consolidado”, declarou.

Para já, a instituição vai avançar com a formação dos professores e depois, gradualmente, “avançar-se-á para outras ofertas formativas, sempre em parceria com a Uab”.

“Somos o primeiro politécnico a contactar a Uab para iniciar este tipo de parcerias. Também aqui temos alguma responsabilidade acrescida, porque se o nosso caso for um sucesso será um incentivo para as outras instituições optarem por esta via”, disse Carlos Maia.

O presidente do IPCB recorda que “o mundo mudou e que, num mundo global, o ensino não está confinado às salas de aula nem a horários das ‘9 horas às 17 horas”.

“As pessoas podem aprender em vários locais e em vários horários, consoante a sua disponibilidade e tempo. Esta é a grande vantagem em relação à formação presencial, que obrigatoriamente teremos também que manter”, concluiu Carlos Maia.


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