Pólenes em níveis muito elevados nos próximos dias

As concentrações de pólenes no ar vão estar em níveis muito elevados em quase todas as regiões de Portugal continental nos próximos sete dias, segundo o Boletim Polínico da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) divulgado hoje.

A região do Algarve é a exceção, com a SPAIC a colocar a concentração de pólenes em suspensão no sul do país no nível elevado.

Para a semana de 2 a 8 de junho de 2017, preveem-se para as regiões de Trás-os-Montes, Alto Douro, Entre Douro e Minho, Beira Interior e Beira Litoral concentrações muito elevadas, com predomínio dos pólenes das oliveiras e carvalhos e das ervas gramíneas e parietária.

Segundo a SPAIC, também haverá elevadas concentrações de pólenes na região de Lisboa e Setúbal e do Alentejo, predominando os pólenes de oliveira, e das ervas gramíneas e parietária.

Na região do Algarve, os pólenes encontram-se em níveis elevados, com predomínio dos pólenes de oliveira e das ervas gramíneas.

Ao contrário das regiões do continente, os pólenes estarão em níveis baixos na Madeira, destacando-se os pólenes das ervas urtiga, gramíneas e parietária.

Nos Açores, os pólenes encontram-se em níveis moderados, com predomínio dos pólenes das árvores pinheiro, palmeira, e bétula e das ervas gramíneas, parietária e tanchagem.

A alergia ao pólen é causa frequente de manifestações alérgicas, que podem ser do aparelho respiratório (asma e rinite alérgica), dos olhos (conjuntivite alérgica) ou da pele (urticária e eczema).

O Boletim Polínico faz a divulgação semanal dos níveis de pólenes existentes no ar, através da leitura de postos que fazem uma recolha contínua dos pólenes em várias regiões do País.


Conteúdo Recomendado