Plano estratégico da CIM das Beiras e Serra da Estrela aprovado

O plano estratégico da Comunidade Intermunicipal (CIM) das Beiras e Serra da Estrela foi aprovado por unanimidade pelos quinze presidentes de câmara e já está em análise na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional, para ser candidatado a financiamentos no quadro comunitário vigente até 2020.

A Guarda apresenta projetos-âncora próprios em duas áreas: saúde e logística. No primeiro caso é recuperada a ideia de um centro de investigação e tratamento de doenças respiratórias, com vocação turística, que assentará no aproveitamento das potencialidades do antigo sanatório. No campo da logística é feita uma aposta no desenvolvimento da PLIE enquanto “porto seco” regional e fronteiriço, com especial enfoque num centro de frio.

Nos projetos transversais destacam-se a requalificação das estradas municipais (as alternativas às auto-estradas com portagens) e o desenvolvimento de programação em rede nas áreas da cultura, do desporto e do turismo.

A Covilhã não abdicou do projeto do aeroporto regional e os concelhos da chamada corda da Serra também viram incluídos os túneis e os itinerários complementares.


Conteúdo Recomendado