Pinhel promove encenação da Via-Sacra

No dia 14 de abril, Sexta-Feira Santa, pelas 21h30, e com início junto à Igreja de Santo António, a cidade de Pinhel volta a ser palco de uma grande manifestação artística de Fé através da encenação da Paixão e Morte de Jesus.

Esta iniciativa resulta de uma parceria que a Paróquia e o Município de Pinhel têm vindo a desenvolver ao longo dos últimos anos, afirmando-se já como um marco na Comunidade na medida em que é considerada por muitos como um dos eventos mais relevantes do concelho.

Ao promover esta recriação, a organização pretende levar os participantes a lembrar e a meditar sobre os passos de Jesus Cristo a caminho da sua Morte e Ressurreição, um percurso marcado pela dor e pelo sofrimento, mas também pela fé e pela esperança.

Este ano com o título “Ide por todo o mundo, anunciai a Boa Nova a toda criatura”, retirado do Evangelho de S. Marcos, a Direção Artística propõe que a reflexão se faça em torno do convite que Jesus lançou aos seus discípulos de anunciarem e testemunharem a Boa Nova da Salvação, esse que é o mesmo convite feito a cada um de nós e à Igreja de Cristo.

Tal como recorda o Papa Francisco, na exortação Evangelii Gaudium, precisamos “discípulos missionários”, precisamos de uma Igreja “em permanente estado de missão”, uma “Igreja em saída missionária” que testemunhe o Amor gratuito de Deus e a Sua salvação.

Assim, é este o mote da encenação que percorrerá algumas ruas e espaços emblemáticos da cidade de Pinhel, na noite de 14 de abril (Sexta-Feira Santa), apoiada por som e iluminação profissionais, alguns músicos e artistas do concelho, contando também com um grande número de atores amadores e a participação de várias instituições da comunidade pinhelense.

Além da comunidade concelhia, a organização espera um elevado número de visitantes para, à semelhança de anos anteriores, assistirem a esta emotiva e grandiosa representação de Fé, Tradição e Cultura.


Conteúdo Recomendado