Penha Garcia no ‘mapa’ das Medicinas Tradicionais

O 3º Congresso das Medicinas Tradicionais, em Penha Garcia, colocou investigadores e especialistas locais e nacionais a debater a ligação entre saúde, natureza e os usos, costumes e tradições.

“O evento cresce a cada edição e este ano teve casa cheia e um programa de inegável qualidade”, referiu Armindo Jacinto durante o Congresso, que incluiu a 1ª Mostra da Tradição “O Pão”.

O presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova expressou a sua satisfação por o concelho ter hoje “um papel central no debate em torno das temáticas da saúde natural, do ambiente e da agricultura biológica”.

O trabalho realizado ao longo do ano é sustentado por um património natural e cultural muito rico e dinamizado por especialistas e estruturas como o Centro Documental Raiano, espaço inovador de recursos ambientais e alternativos.

“Queremos afirmar-nos como o ‘Concelho + Bio’, onde a inovação tecnológica está ao serviço da tradição produzindo alimentos de altíssima qualidade. É o caso do pão que o Congresso das Medicinas Tradicionais abordou na sua relação com a saúde”, disse Armindo Jacinto.

José Medeiros e Mário Pissarra, mentores do evento, desenharam um programa diversificado que contemplou palestras, workshops e recriações de mitos e ritos, em espaços fascinantes como a Gruta da Lapa.

As palestras decorreram nas instalações da futura casa Museu Padre João, com sala cheia. A organização foi do Município de Idanha-a-Nova, da Junta de Freguesia de Penha Garcia e do Rancho Folclórico de Penha Garcia.


Conteúdo Recomendado