Nestlé cria oito mil oportunidades para jovens

O objetivo é dar a oportunidade aos jovens de ter contacto como mercado de trabalho, diz Gregoire Scilipoti.

Ao todo vão ser criadas 100 mil oportunidades para jovens, entre estágios e empregos, em 200 das maiores empresas europeias. Este é o resultado do movimento “Aliança para a Juventude”, lançado pela Nestlé para combater o desemprego jovem que afeta seis milhões de pessoas na Europa. “Se não fizermos nada, todos estes jovens vão ficar desligados do mundo do trabalho”, alerta Gregoire Scilipoti, diretor de recursos humanos da Nestlé, em entrevista ao Capital Humano.

Porque é que a Nestlé decidiu lançar esta “Aliança para a Juventude”?

A Nestlé sempre se preocupou com a criação de valor ao serviço da população, dos trabalhadores e acionistas. O desemprego atinge 35% dos jovens portugueses e 24% dos jovens europeus. Ao todo são seis milhões de jovens sem emprego e 7,5 milhões de jovens sem emprego, que não estão em formação e nunca fizeram um estágio. Se nada for feito, todos estes jovens vão ficar desligados do mundo do trabalho, o que implica que, dentro de três a cinco anos, não teremos os quadros com os conhecimentos técnicos e profissionais necessários para entrarem nas empresas. Na Europa a geração dos ‘baby boomers’, com mais de 55 anos, começa a preparar-se para sair do mercado de trabalho. Se não fizermos nada vamos perder a experiência dessa geração com cerca de 40 anos de carreira, que poderia formar estes jovens para serem melhores profissionais no futuro.

As 200 empresas que aderiram disponibilizaram cerca de 100 mil vagas de trabalho e estágios?

As 200 empresas vão criar 100 mil oportunidades. A Nestlé tem 63 mil parceiros em todo o mundo. Se cada uma destas empresas criar uma oportunidade de emprego, o movimento terá um impacto ainda maior. Com esta iniciativa, o que pretendemos é dar oportunidade a todos os jovens para terem a primeira linha no currículo de experiência profissional, frequentando um estágio. O que é fundamental para fazer a ponte entre vida académica e profissional. Só a Nestlé vai criar dez mil oportunidades de trabalho e dez mil estágios, para além de formação profissional que desenvolvemos nas nossas unidades.

Quantas oportunidades vão criar só na Nestlé Portugal?

O objetivo foi criar cerca de 500 oportunidades de trabalho nos próximos três anos. Neste momento já criámos cerca de 180 oportunidades, que incluem 110 contratos de trabalho e os restantes em estágios. Para concorrer basta ir a www.nestlé.com .

Acredita no futuro da economia portuguesa?

Claramente, a economia vai recuperar. Teremos que fazer algumas reformas para aproximar o mundo económico, o Governo e as universidades que poderão traçar em conjunto o caminho para sair da crise.


Conteúdo Recomendado