Município de Manteigas aderiu à Semana Europeia da Mobilidade

O Município de Manteigas aderiu à edição deste ano da Semana Europeia da Mobilidade (SEM) e do Dia Europeu sem Carros (DESC), com um extenso programa que pretendeu abranger todas as faixas etárias do concelho.

As iniciativas que deveriam arrancar no dia 16 de setembro, só se iniciaram na tarde do dia 18, uma vez que as condições climatéricas adversas condicionaram fortemente a sua realização e subsequentemente o adiamento de algumas ações. Assim, na tarde do dia 18 de setembro decorreu, no Auditório do Centro Cívico de Manteigas, o Seminário «Acessibilidade e Mobilidade para Todos», com a abertura do Presidente da Câmara Municipal de Manteigas, José Manuel Biscaia, que contou com as intervenções de Paula Teles, da empresa mpt – mobilidade e planeamento do território, Lda. e de Pedro Ribeiro da Silva, Coordenador da Rede Cidades e Vilas de Excelência. Uma ação que teve como moderador o técnico da Câmara Municipal de Manteigas, João Carvalhinho. Todas as intervenções pautaram-se por uma grande pertinência e excelência sobre a referida temática. Após o seminário, no edifício da Câmara Municipal de Manteigas foi hasteada a bandeira da Rede Cidades e Vilas de Excelência, bem como a abertura do mural de opinião integrado na Semana Europeia da Mobilidade, sob o mote «As nossas ruas, a nossa escolha».No dia 19 de setembro, em parceria com a Quercus, foi exibido o documentário «Abelhas e Homens», um filme de Markus Imhoof. No estacionamento da Praça Municipal, em colaboração com a Guarda Nacional Republicana, pequenos e graúdos tiveram a oportunidade de andar a cavalo.
O passeio de bicicleta denominado Ciclotour do Concelho, marcou a manhã do dia 20 de setembro. Com partida e chegada em frente à Câmara Municipal, reuniu mais de duas dezenas de participantes, num percurso entre Manteigas, Sameiro e Vale de Amoreira. Na tarde desse dia tiveram lugar os jogos tradicionais na Praça Luís de Camões, dinamizados pelo Corpo Nacional de Escutas – Agrupamento N.º 232 – São Pedro e o torneio Street Basket 3×3 na cobertura da Praça Municipal. A conversa sob o tema «Benefícios de andar a pé e de bicicleta» pelo professor Jorge Casanova, decorreu na manhã do dia 21 de setembro, no coreto localizado no Largo da Igreja de São Pedro. Depois da sessão, houve ainda a ocasião para alguns rastreios ao público presente pelas enfermeiras Cândida e Cristina. Com algumas ruas da vila de Manteigas encerradas ao trânsito, o Dia Europeu sem Carros – 22 de setembro, sofreu ligeiras alterações devido às condições meteorológicas adversas. No Pavilhão Municipal decorreu durante o dia a animação de rua com insufláveis, carros a pedal e touro mecânico. O atelier de pintura de t-shirts e a oficina de trabalhos manuais ao vivo pela AFACIDASE marcaram igualmente esta celebração. À hora de almoço, mais de meia centena de pessoas saborearam num mega-piquenique «Feijoca na nossa rua». No final do dia, apesar da chuva que à hora da partida caía copiosamente, cerca de meia centena de participantes puseram os pés a caminho e participaram nesta que foi a última iniciativa da Semana Europeia da Mobilidade: a Mini-Maratona «Manteigas, a minha escolha» fez-se pelas ruas da vila, num percurso de 4 quilómetros. Minutos antes da partida, a zumba foi o registo para o aquecimento dos atletas.


Conteúdo Recomendado