Município da Guarda adere a plataforma de reutilização dos manuais escolares

Autarquia lança o Programa SPIN Guarda, que permite aos munícipes poupar na aquisição dos livros escolares.

O Município da Guarda lança o Programa SPIN Guarda, que permite aos munícipes recuperar 20 por cento das despesas com livros dos anos anteriores e poupar 60 por cento do preço nos manuais para o próximo ano. Está disponível em spinguarda.pt uma plataforma web dedicada e, em breve, uma aplicação móvel (iOS e android) capaz de identificar os manuais através do reconhecimento do código de barras. O procedimento é muito simples: após registar os livros de que já não precisa, basta entregá-los devidamente identificados na escola. Após avaliação e recuperação pela equipa SPIN estarão disponíveis para os outros alunos da Guarda, e a remuneração respetiva é depositada na sua conta bancária.

O projeto SPIN é desenvolvido pela Book in Loop, uma start-up tecnológica, incubada no Instituto Pedro Nunes e na Startup Lisboa, dedicada a trazer as ferramentas da sharing-economy para o sector da educação.

Recorde-se que o Município da Guarda, através da BMEL, tem nos últimos anos vindo a promover uma campanha de reutilização de Manuais Escolares. Neste programa, a Biblioteca recolhia os exemplares dos manuais usados de diferentes anos letivos e graus de ensino. O objetivo da campanha era ajudar as famílias a poupar na educação, redistribuindo manuais prioritariamente a famílias referenciadas pelo serviço de Ação Social da autarquia.


Conteúdo Recomendado