Metade da energia consumida pelos europeus vem da madeira

Ambiente Metade da energia renovável consumida nos 27 países da União Europeia (UE) é proveniente da madeira e dos resíduos florestais, atingindo os 60 por cento em Portugal, revelou hoje o Eurostat. Destak/Lusa | destak@destak.pt A percentagem de madeira e resíduos florestais usada para energia apresenta grandes diferenças entre os Estados-membros, variando entre os 16 […]

Ambiente

Metade da energia renovável consumida nos 27 países da União Europeia (UE) é proveniente da madeira e dos resíduos florestais, atingindo os 60 por cento em Portugal, revelou hoje o Eurostat.

Destak/Lusa | destak@destak.pt

A percentagem de madeira e resíduos florestais usada para energia apresenta grandes diferenças entre os Estados-membros, variando entre os 16 por cento do Chipre e os 97 por cento da Estónia, segundo as estatísticas europeias hoje divulgadas.

A floresta cobre cerca de 40 por cento da superfície europeia, num total de 178 milhões de hectares, representando 4 por cento da floresta mundial.

Três quartos desta área estavam disponíveis para produção florestal em 2010.

Finlândia, Suécia, Eslovénia, Letónia, Espanha e Estónia têm mais de metade do seu território coberto por floresta.

Em Portugal, a floresta ocupa 39 por cento do território e estende-se por 3,6 milhões de hectares, dos quais metade estão disponíveis para produção florestal.

O volume de novas plantações excedeu o de cortes em praticamente todos os países, com Portugal a plantar 19 milhões de metros cúbicos de novas árvores face aos 14 milhões derrubados.

A fileira florestal europeia representava quase 7 por cento do valor acrescentado total da indústria em 2008, destacando-se a importância da pasta e do papel (2,4 por cento), impressão e serviços (2,3 por cento) e produtos de madeira (2,1 por cento).

Em Portugal, as percentagens estavam acima desta média, distinguindo-se os produtos de madeira (4 por cento), indústria de pasta e papel (3,6 por cento) e, por fim, a edição e impressão (2,8 por cento).


Conteúdo Recomendado