Mário Patrão compete na 28ª edição da Baja Portalegre 500

A 28.ª edição da Baja Portalegre 500 arranca na sexta-feira, numa prova que decidirá o vencedor da Taça do Mundo de todo-o-terreno nos carros e os campeões nacionais 2014 nos carros, nas motos e nos quads.

Tal como em 2013, também neste ano serão as etapas da prova de Portalegre a decidir quem vence a Taça do Mundo de Todo-o-Terreno nos carros: o russo Vladimir Vasiliev (Mini All4 Racing) chega à derradeira prova da época na frente da classificação, com 216 pontos e 20 de vantagem sobre Nasser Al-Attiyah, do Qatar.

Para conquistar a Taça do Mundo, Al-Attiyah – que lidera o campeonato do Mundo de Ralis na categoria WRC2 (também com a Ford) – terá de vencer a Baja Portalegre – o que lhe daria 30 pontos – e esperar que Vassiliev termine em quinto lugar ou pior. Nesse cenário, ambos os pilotos ficariam com 226 pontos, com vantagem para o piloto árabe por ter maior número de vitórias.

Nas contas do campeonato nacional de todo-o-terreno, o piloto leiriense Ricardo Porém (uma estreia num Mini All4 Racing) lidera com 91 pontos, mais onze do que o atual detentor do título, Miguel Barbosa (Mitsubishi Racing Lancer). Como as regras do campeonato nacional indicam que cada piloto descarta a pior classificação do ano, os dois pilotos terão de ganhar em Portalegre para comemorar o título nacional.

Em caso de empate pontual (mas sem a vitória de qualquer um deles), a vantagem é do atual campeão, porque tem mais triunfos esta época.

A Baja de Portalegre também será decisiva para determinar os campeões nacionais nas motos e nos Quads.

Nas duas rodas, Mário Patrão (Suzuki) e António Maio (Yamaha) reeditam o duelo de 2013, que terminou de forma dramática, com Patrão a vencer por apenas um segundo e após uma penalização aplicada a Maio.

No início do mês de outubro, Mário Patrão sofreu uma queda no Raid TT de Góis e fraturou a mão direita. Apesar de ter chegado a colocar em dúvida a presença em Portalegre, o piloto de Seia vai mesmo alinhar, ficando a dúvida sobre se terá condição física para chegar à vitória, o único resultado que lhe interessa.

Quanto a António Maio, vencedor da Baja de Portalegre em cinco ocasiões, também terá de ganhar para se sagrar campeão.

Nos Quads, a vitória de Ricardo “Antrax” Carvalho (Yamaha) no Raid TT Góis também trouxe a decisão do Nacional da categoria para Portalegre. Com uma vantagem de seis pontos, o atual campeão Roberto Borrego (Yamaha) – que desistiu em Góis – pode assegurar o título, bastando-lhe não perder mais do que duas posições para Carvalho.

Referência ainda para as presenças de Flávia Rolo (KTM), uma estreia na prova alentejana e única mulher a competir nas motas, e de Rúben Faria (também da KTM), habitual presença nos Dakar e no Campeonato do Mundo de todo-o-terreno.

A Baja 500 Portalegre inicia-se hoje com as verificações documentais e técnicas, mas os primeiros quilómetros de competição têm lugar na sexta-feira, com a realização do prólogo.

No sábado disputa-se a segunda e derradeira etapa. Os carros terão pela frente dois setores seletivos de 200,4 e de 212,6 quilómetros, este último a arrancar do Crato e a terminar em Portalegre, enquanto as motas disputam apenas um, mas com 380 quilómetros cronometrados, também com partida no Crato e chegada em Portalegre.


Conteúdo Recomendado