Laços azuis em 50 edifícios em Seia associam-se à campanha “Abril – Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância”

Trata-se de uma iniciativa que contempla um amplo programa de atividades até ao final do mês.

Laços azuis em mais de 50 edifícios assinalam o início da campanha “Abril – Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância” em Seia, iniciativa que contempla um amplo programa de atividades até ao final do mês.
Trata-se da Campanha Nacional da Prevenção de qualquer forma de violência contra as crianças e jovens, uma iniciativa lançada pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção de Crianças e Jovens (CNPDPCJ) a que Seia se associa pelo quarto ano consecutivo, tendo em vista a consciencialização da comunidade, para a importância da prevenção dos maus-tratos na infância; da família, para o exercício de uma parentalidade positiva; e da criança/ jovem, para os seus Direitos.
A organização do programa em Seia é da responsabilidade do Município de Seia, da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Seia (CPCJ) e do Contrato Local de Desenvolvimento Social -CLDS 3 G de Seia e conta com a realização de um conjunto de iniciativas desenvolvidas por diversas entidades com competências em matéria de infância e juventude, com o objetivo de sensibilizar, formar e informar vários públicos, para que as crianças cresçam saudáveis, felizes e seguras.
A primeira ação contra os maus tratos infantis constou na Colocação de Laço (s) Azul em 53 edifícios, uma medida simbólica a que se associaram 17 Instituições de Solidariedade Social, 11 Juntas de Freguesia e Uniões de Freguesia, 12 serviços públicos, sendo o mesmo visível na fachada de 13 edifícios municipais.
No que diz respeito ao programa de atividades, a primeira iniciativa está agendada para o dia 6 (às 21h), com a exibição do filme “S. Jorge”, pelo 7ª Sena – Núcleo Cinéfilo de Seia.
Para os dias 12, 20 e 28 estão previstas oficinas com e para pais, sobre as seguintes temáticas: “O papel do terapeuta familiar e da intervenção sistémica”; “O segredo dos pais felizes”; e “Como lidar com perguntas difíceis? Comunicar eficazmente com os filhos sobre sexualidade”.
Ainda, no dia 20, a comunidade escolar do concelho realiza durante a manhã uma Marcha “Azul” pela cidade, que resultará na formação de um Laço Humano no largo da Câmara, uma forma de chamar a atenção para as questões dos maus tratos. Durante a manhã, a Casa da Juventude D. Ana Nogueira, a Ludoteca e as escolas apresentam publicamente o “Hino da Prevenção”.
No dia 26, decorrem duas oficinas para profissionais na Casa Municipal da Cultura. A primeira será alusiva ao tema “A audição da criança no Tribunal” e a segunda tem como título “Vamos Prevenir: Apresentação do jogo para Prevenção Primária do abuso”, ambas dinamizadas por Joana Alexandre, psicóloga e professora auxiliar no ISCTE-IUL.
No âmbito da programação para alunos, estão também previstas a realização de várias oficinas. A primeira, intitulada “Rumo à Igualdade de Género”, acontece no dia 4 na Escola Secundária de Seia, cuja dinamização estará a cargo do Grupo Aprender em Festa (GAF). No dia 26 e 27, a Equipa EIVIDA falará com alunos da Escola Secundária de Seia sobre a Violência no namoro e, finalmente, no dia 28, está programada uma oficina para alunos do ensino secundário, na Casa Municipal da Cultura, sobre a educação para uma sexualidade positiva no âmbito do projeto Control Talk.
A participação nas ações pressupõe a prévia inscrição, no Gabinete de Apoio à Divisão Sociocultural da Câmara Municipal de Seia (238 310 237), ou através do correio eletrónico cpcj@cm-seia.pt.
 

Conteúdo Recomendado