Japão prepara plano de 130 mil milhões de euros

O novo Governo do Japão está a preparar um orçamento extraordinário de cerca 130 mil milhões de euros com o objetivo de estimular a economia. Do orçamento global, o gabinete do primeiro-ministro, Shinzo Abe, pretende alocar aproximadamente quatro biliões de ienes (34.740 milhões de euros) para investimento em infraestruturas, informou hoje a agência local Kyodo. […]

O novo Governo do Japão está a preparar um orçamento extraordinário de cerca 130 mil milhões de euros com o objetivo de estimular a economia.
Do orçamento global, o gabinete do primeiro-ministro, Shinzo Abe, pretende alocar aproximadamente quatro biliões de ienes (34.740 milhões de euros) para investimento em infraestruturas, informou hoje a agência local Kyodo. Esse investimento público destinar-se-á principalmente a restaurar e a tornar mais resistentes a fenómenos naturais, como sismos, as estradas, pontes ou túneis do país, visando ainda acelerar os trabalhos de reconstrução do noroeste do Japão, afetado pelo tsunami de 2011. Muitos dos projectos serão cofinanciados pelas administrações locais, com as quais o Governo central também pondera ajudar com subsídios no valor de dois biliões de ienes (quase 17.400 milhões de euros). O novo Governo do Partido Liberal Democrata (PLD), que venceu as eleições gerais antecipadas de 16 de dezembro, espera poder apresentar a proposta no parlamento no próximo dia 15. Além disso, uma fatia de 100.000 milhões de ienes (870 milhões de euros) do orçamento suplementar será canalizada para a criação de novas infraestruturas para recarregar veículos elétricos, como solicitou expressamente o ministério da Economia, Indústria e Comércio. O mesmo ministério definiu ainda que a mesma verba seja destinada a programas de ajuda às empresas que durante o ano passado foram afetadas pelo fortalecimento do iene. Do pacote extraordinário, cerca de 2,6 biliões de ienes (cerca de 22.600 milhões de euros) cobrirão necessidades do programa nacional de pensões do atual exercício fiscal. Como parte das suas promessas eleitorais, o Executivo de Abe espera revitalizar as finanças do país e alcançar um crescimento do Produto Interno Bruto de 3 % ao ano.

Conteúdo Recomendado