Instituto Coordenador de Investigação da UBI é parceiro do "Shark Tank"

A direção do Instituto considera que esta iniciativa poderá ser uma “oportunidade para os alunos” desenvolverem e darem seguimento às suas ideias.

A convite da Associação Empresarial da Região de Coimbra (NERC), o Instituto Coordenador de Investigação (ICI), da Universidade da Beira Interior (UBI), é parceiro da nova temporada do programa “Shark Tank”. A direção do Instituto considera que esta iniciativa poderá ser uma “oportunidade para os alunos”, nomeadamente do terceiro ciclo, desenvolverem e darem seguimento às suas ideias, dando também visibilidade ao Interior.
“Não basta o que já existe”, é necessário demonstrar que “é possível desenvolver o Interior”, considera Paulo Moniz, presidente do ICI. Neste sentido, trata-se de levar ao programa “ideias que tenham surgido no âmbito da investigação elaborada nas várias unidades do Instituto e que possam originar ideias de negócio”, refere o responsável.
Esta iniciativa “será muito importante para os nossos alunos de terceiro ciclo”, uma vez que por vezes “têm ideias, têm o produto, mas não sabem como transformar isso num negócio”, afirma o também vice-reitor para a área da investigação da UBI. De resto, o docente explica que pretende que os “resultados falem por si, ou seja, que os alunos vão ao programa, apresentem as ideias de negócio e que no final sejam apoiados pelas estruturas”.
Deste modo, devido ao sucesso que alcançou na primeira edição, em 2016, o “Shark Tank” estará de volta para uma nova temporada que “vai seguramente alterar a forma como os portugueses veem a vida empresarial e o empreendedorismo”, refere a página oficial do programa. De acordo com a mesma fonte, “em 2015, os “tubarões” fizeram um investimento de “quase três milhões de euros em mais de 40 negócios diferentes”. Num período de crise económica, os empreendedores que tiveram a capacidade de arriscar, demonstraram “vitalidade e inovação”. Tal como na edição anterior, os investidores estão preparados para financiar vários projetos com o próprio dinheiro, fazendo com que o negócio chegue mais longe.
A Associação Empresarial da Região de Coimbra (NERC), na qualidade de parceira do “Shark Tank”, assume a responsabilidade de selecionar “os projetos de negócio em desenvolvimento e com provas dadas no mercado”. Já hoje, no auditório da NOVOTECNA, em Coimbra, pelas 11 horas, o NERC realiza uma sessão de audição e seleção de empreendedores da Região Centro. Horácio Pina Prata, presidente da NERC, refere que “esta iniciativa irá potenciar o empreendedorismo, a inovação e a criação de emprego na Região, potenciando também a criação de novas empresas e, por esta via, estimulando o investimento empresarial”.


Conteúdo Recomendado