Inovação cirúrgica patenteada por médico da Guarda

Consiste basicamente na aplicação da prótese por trás do tecido que rompeu, o que é mais simples do que a solução convencional.

Augusto Lourenço, diretor do Serviço de Cirurgia da ULS da Guarda e Rui Soares da Costa, diretor do Serviço de Cirurgia de Ambulatório do Centro Hospitalar de S. João criaram a Onstep/Onflex, uma técnica e uma prótese usadas em todo o mundo por centenas de cirurgiões, refere a nota de imprensa.

A técnica patenteada pelos dois cirurgiões para a cirurgia da hérnia inguinal, consiste basicamente na aplicação da prótese por trás do tecido que rompeu, o que é mais simples do que a solução convencional e não implica a fixação com pontos, muitas vezes doloroso para o paciente.

Testada pela primeira vez em 2005, esta técnica já foi usada em mais de 25 mil doentes. Recentemente, os dois cirurgiões desenvolveram uma prótese (Onflex) que resulta de outra que já existia no mercado.

As principais vantagens desta nova técnica, que tem levado os dois cirurgiões a dar formação pelo mundo inteiro, tem enormes vantagens para o doente. A cirurgia demora entre 12 a 15 minutos o que implica uma dose menor de anestesia geral. O pós operatório é mais fácil – ao fim de duas horas os doentes vão para casa pelo próprio pé – e até à data, não há registo de dor crónica nos milhares de doentes operados.

De referir ainda que, de 30 de maio a 3 de junho, os dois cirurgiões estiveram no Japão a convite da organização do Congresso Japonês de Hérnias, para fazer a apresentação da técnica supra mencionada.


Conteúdo Recomendado