Informação fitossanitária na hora certa com os Avisos Agrícolas

Economia O sistema de Avisos Agrícolas é um serviço nacional do Ministério da Agricultura com a finalidade de aconselhar os tratamentos fitossanitários, com oportunidade, aos agricultores e demais interessados. O objectivo é «o combate racional dos inimigos das principais culturas da região», adianta o responsável pela Estação de Avisos da Guarda, Joaquim Santos Almeida. Actualmente, […]

Economia

O sistema de Avisos Agrícolas é um serviço nacional do Ministério da Agricultura com a finalidade de aconselhar os tratamentos fitossanitários, com oportunidade, aos agricultores e demais interessados. O objectivo é «o combate racional dos inimigos das principais culturas da região», adianta o responsável pela Estação de Avisos da Guarda, Joaquim Santos Almeida.

Actualmente, estão a decorrer as inscrições para quem quiser receber esta informação durante o corrente ano, devendo os interessados contactar aquela entidade nas instalações da Direcção Regional de Agricultura do Centro, no Bairro N. Sra. dos Remédios (Guarda) e pagar 13,50 euros.

Os avisos agrícolas são elaborados pelos técnicos, baseando-se em observações do ciclo biológico dos principais inimigos, acompanhamento do estado de desenvolvimento das culturas, tendo por base metodologias e modelos de previsão dos inimigos. São importantes por garantirem «maior oportunidade e maior eficácia dos tratamentos fitossanitários, permitindo uma redução do numero de tratamentos e, consequentemente, uma redução dos custos da protecção das plantas». Mas também por contribuírem para minorar os impactes ambientais, nomeadamente com a diminuição dos produtos fitofarmacêuticos aplicados.

A Estação da Guarda emite ao longo do ano avisos agrícolas fitossanitários para as principais doenças e pragas das seguintes culturas: vinha, macieiras e pereiras, olival, pessegueiros e cerejeiras, abrangendo todos os concelhos do distrito. Os inscritos podem receber as circulares do Aviso Agrícola por correio, por email e, quando se justifique, por SMS.

Mais esclarecimentos pelo telefone 271/205456; fax 271/205451 ou email J.almeida@drapc.min-agricultura.pt


Conteúdo Recomendado