História do judaísmo em Portugal já está na Noruega

A história do judaísmo em Portugal está a ser divulgada além fronteiras. Após a inauguração da exposição “Heranças, Vivências e Património Judaico em Portugal” na Torre do Tombo, em Lisboa, agora uma réplica da mostra está patente no HL-SENTERET, em Oslo, na Noruega, desde o dia 30 de março.

“A ideia é que esta exposição vá a Paris, Londres, Nova Iorque… Queremos dar a conhecer a herança judaica portuguesa em vários pontos do mundo, mostrando a importância que os sefarditas portugueses tiveram na História e como contribuíram para a cultura do país”, explica o presidente da Rede de Judiarias de Portugal, António Rocha, também autarca de Belmonte, onde está sedeado o organismo.

A mostra, com curadoria do professor Paulo Mendes Pinto, percorre a história e identidade judaica desde a antiguidade até aos nossos dias e cumpre, assim, os objetivos da Rede de Judiarias de Portugal – Rotas de Sefarad, que pretende revitalizar e divulgar o Património Judaico em Portugal.

“Heranças, Vivências e Património Judaico em Portugal” também irá viajar por 37 municípios portugueses, após o dia 29 de abril, permitindo assim que a história do judaísmo chegue a um maior número de pessoas.


Conteúdo Recomendado