Habitantes da Guarda receberam primeiro nevão do ano com brincadeiras na neve

Devido à neve, as aulas foram suspensas nas escolas do município, o que permitiu que muitos alunos aproveitassem a folga para brincadeiras na rua.Alguns habitantes da Guarda receberam hoje com satisfação o primeiro nevão do ano e não resistiram a brincadeiras no manto branco que causou algumas complicações na circulação rodoviária e levou ao fecho […]

Devido à neve, as aulas foram suspensas nas escolas do município, o que permitiu que muitos alunos aproveitassem a folga para brincadeiras na rua.Alguns habitantes da Guarda receberam hoje com satisfação o primeiro nevão do ano e não resistiram a brincadeiras no manto branco que causou algumas complicações na circulação rodoviária e levou ao fecho de escolas. Devido à neve, as aulas foram suspensas nas escolas do município, o que permitiu que muitos alunos aproveitassem a folga nas atividades letivas para brincadeiras na rua.
No Jardim José de Lemos, no centro da cidade, a agência Lusa encontrou vários estudantes que tiraram fotografias e fizeram bonecos de neve, como foi o caso de Pedro Miranda, Renato Ferreira e Eduardo Pina, todos estudantes no Instituto Politécnico da Guarda. “Estamos a aproveitar. É um dia completamente diferente. Desde criança que não via uma situação destas”, disse Pedro Miranda. Renato Ferreira contou que durante a manhã tirou fotografias junto da Sé Catedral e fez “alguns bonecos de neve”. Já Eduardo Pina confidenciou que a neve proporcionou um dia “muito bonito”.
O Jardim José de Lemos foi também ponto de encontro das amigas Liliana Correia e Sónia Pacheco, também estudantes, que aproveitaram o dia para brincarem na neve e tirarem fotografias. Ao fim da manhã, o coordenador do serviço Municipal de Proteção Civil da Guarda, Eduardo Matas, garantiu à agência Lusa que a situação estava “calma” na cidade, onde os efeitos da neve mais se fizeram sentir. Contou que as atividades letivas foram suspensas, logo de manhã, nas várias escolas do município, porque “não estavam reunidas as condições [de segurança] máximas no transporte dos alunos” para os estabelecimentos de ensino e para o regresso a casa, ao fim do dia. Durante as primeiras horas do dia, após queda intensa de neve pelas 07:30, estiveram encerradas ao trânsito algumas ruas mais íngremes da cidade, que reabriram a meio da manhã, indicou. “Neste momento, já estão todas restabelecidas. Se não continuar a nevar com intensidade, poderemos dizer que está tudo transitável, embora haja necessidade de tomar algumas precauções na parte mais alta da cidade”, admitiu. Eduardo Matas referiu que o serviço de proteção civil tem no terreno “todos os meios disponíveis”, embora explique que os existentes estão desatualizados e que a autarquia necessita de “meios mais modernos, mais eficazes e mais rápidos”. A autarquia tem a colaboração da Estradas de Portugal, “mas nestas ocasiões todos os meios são bem-vindos”, admitiu.
Durante a manhã, os elementos de proteção civil foram chamados para prestar auxílio a uma mulher que transportava uma criança e que ficou com o carro bloqueado pela neve. Asseguraram ainda um corredor “permanentemente limpo” de acesso ao serviço de urgências do Hospital Sousa Martins. “Correu tudo bem e não houve registo de qualquer acidente pessoal”, disse o coordenador do serviço Municipal de Proteção Civil da Guarda.


Conteúdo Recomendado