Guia do Investidor do Sabugal

A Câmara Municipal do Sabugal, no distrito da Guarda, elaborou um Guia do Investidor para atrair novos empresários para este concelho que possui “uma localização geoestratégica privilegiada face à Península Ibérica”, foi hoje anunciado.

O presidente da autarquia do Sabugal, António Robalo, disse hoje à agência Lusa que o documento dá a conhecer aos empresários a realidade do município e as várias medidas de apoio à fixação e ao investimento.

“Não queremos que no nosso concelho, pelo desconhecimento das áreas de intervenção prioritária, pelo desconhecimento de todos os mecanismos que a Câmara disponibiliza e pelo desconhecimento também de tudo aquilo que o território possa oferecer, que alguém deixe de nos procurar e deixe de aproveitar o nosso município para investir”, justificou o autarca.

O Guia do Investidor esclarece sobre os benefícios fiscais existentes (isenções e reduções de taxas e de licenças) e medidas de apoio à família (redução de impostos, transporte gratuito para os alunos desde o pré-escolar até ao 12.º ano, apoio mensal a famílias com crianças em creches, ofertas de manuais escolares aos alunos do 1.º ciclo do ensino básico, entre outros).

O autarca António Robalo referiu que em todos os mecanismos que a legislação permite, o seu município possui, para pessoas e para empresas, “a fiscalidade nos mínimos”.

“Depois, temos um conjunto de mecanismos, quer de apoio em espaços, em equipamentos, em infraestruturação, que o município do Sabugal coloca à disposição das empresas que se querem instalar, tendo em conta, obviamente, os volumes de investimento e a quantidade de postos de trabalho a criar”, esclareceu.

Segundo o documento, o município do Sabugal possui uma ligação “estratégica”, sobretudo na ligação com Espanha, e detém as condições ideais para a instalação de pequenas, médias e microempresas.

O concelho situado junto da fronteira com Espanha possui parques empresariais infraestruturados e com espaços disponíveis, aplica custos reduzidos para instalação e lançamento de novos negócios e apresenta ainda condições privilegiadas para empresas ambientalmente sustentáveis.

O Sabugal detém também um “ambiente excelente para viver e trabalhar”, relações comerciais e sociais consolidadas com Espanha e condições físicas privilegiadas para investimento no setor primário.

O Guia do Investidor esclarece que na cidade do Sabugal existe uma Zona Industrial e de Armazenamento com 41 lotes de terreno e uma Zona de Localização Empresarial com 37 lotes.

O concelho está próximo das autoestradas A23 (Guarda/Torres Novas) e A25 (Aveiro/Vilar Formoso) e tem ligações às principais cidades da Beira Interior: Guarda, Covilhã, Fundão e Castelo Branco.

O Sabugal, com cerca de 11.800 habitantes, tem também potencialidades em termos patrimoniais, culturais e de lazer e dispõe de 219 camas distribuídas por um hotel rural, nove unidades de alojamento local e 29 unidades de turismo em espaço rural.

A Câmara Municipal do Sabugal editou 1.000 exemplares do Guia do Investidor, com 50 páginas, que também está disponível em formato digital na página internet do município.

O guia, que foi apresentado no passado mês de maio, no âmbito da 2ª edição da Feira das Tecnologias para a Energia, foi desenvolvido pela ADSI – Agência de Desenvolvimento para a Sociedade de Informação e do Conhecimento.


Conteúdo Recomendado