Guarda e Sabugal em risco 'muito elevado' de incêndio

Quatro concelhos dos distritos de Coimbra e da Guarda apresentam hoje risco ‘muito elevado’ de incêndio, segundo informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o Instituto, em risco ‘muito elevado’ de incêndio estão os concelhos da Guarda e Sabugal, no distrito da Guarda, e Pampilhosa da Serra e Tábua, em Coimbra.

O IPMA colocou também hoje vários concelhos dos distritos de Faro, Coimbra, Castelo Branco, Guarda, Santarém, Leiria, Viseu, Aveiro, Bragança, Vila Real e Braga em risco ‘elevado’ de incêndio.

Os restantes distritos do país apresentam risco ‘moderado’ e ‘reduzido’ de incêndio.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre ‘Reduzido’ e ‘Máximo’.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13 horas em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado, apresentando-se muito nublado no litoral oeste até final da manhã, nebulosidade que poderá persistir em alguns locais da faixa costeira.

Durante a tarde, o Instituto prevê um aumento de nebulosidade nas regiões do interior Norte e Centro, onde há condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros e trovoada.

A previsão aponta ainda para vento fraco, tornando-se fraco a moderado do quadrante oeste a partir do início da tarde, neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e descida da temperatura máxima, mais significativa no litoral oeste.

Em Lisboa as temperaturas vão variar entre 13 e 22 graus Celsius, no Porto entre 12 e 19, em Vila Real entre 11 e 27, em Viseu entre 10 e 26, em Bragança entre 09 e 27, na Guarda entre 09 e 22, em Coimbra entre 11 e 23, em Castelo Branco entre 12 e 27, em Santarém entre 12 e 25, em Évora entre 10 e 26, em Beja entre 11 e 26 e em Faro entre 12 e 24.


Conteúdo Recomendado