Governo fecha com Bruxelas novas medidas para instalação de jovens agricultores

A ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas, disse hoje que o Governo fechou com Bruxelas medidas para a instalação de jovens agricultores, no âmbito do novo Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) 2020.

“Temos tido uma grande afluência de jovens a instalarem-se no setor, queremos que ela se mantenha e se possível até que se intensifique, com os pés assentes na terra, com um bom apoio das organizações de agricultores”, disse Assunção Cristas à agência Lusa, na Guarda, onde participou no congresso ‘Política Agrícola Horizonte 2020 – Estratégia Nacional’.

A ministra referiu que o Governo fechou “ainda ontem [terça-feira], com Bruxelas, a negociação, precisamente do ponto dos jovens agricultores, para garantir que o prémio que eles têm à instalação, no início é para todos igual, mas depois vai crescendo à medida que o próprio investimento cresce, no fundo, dando mais apoio àqueles que, de facto, investem mais”.

“Isso é uma forma de garantir que os próprios investimentos são sustentáveis e que as pessoas fazem as contas bem feitas, porque esse é um aspeto muito importante”, acrescentou.

Referiu ainda que o Governo quer ter jovens agricultores a instalarem-se, mas também “que eles continuem no setor, passados cinco anos e passados dez anos”.

Já no seu discurso, proferido no grande auditório do Teatro Municipal da Guarda (TMG), escutado por cerca de 600 agricultores e dirigentes associativos da região, referiu que no próximo quadro comunitário haverá, para os jovens agricultores, “uma majoração maior daquilo que é o apoio ao investimento que passará a estar na casa dos 60%”.

“Tudo visto, os jovens ficarão tão bem ou melhor do que estavam no regime atual e com os incentivos certos para fazerem investimento com racionalidade e com preocupação de sustentabilidade”, observou.

Na sua intervenção, a ministra da Agricultura lembrou as diversas medidas de apoio ao setor agrícola e as várias opções nacionais, referindo que, no PDR 2020, houve preocupação em apresentar uma proposta “inclusiva”.

O congresso ‘Política Agrícola Horizonte 2020 – Estratégia Nacional’, que decorre hoje na cidade da Guarda, é promovido pela Acriguarda – Associação de Criadores de Ruminantes do Concelho da Guarda, que tem cerca de quatri mil associados.


Conteúdo Recomendado