G!O Romaria Cultural em Gouveia

A G!O Romaria 2015 decorrerá nos dias 24, 25 e 26 de julho, no centro da cidade de Gouveia, desde a Monte do Senhor do Calvário até à Avenida dos Bombeiros.

A G!O Romaria Cultural é uma iniciativa de cariz comunitário que surgiu da vontade de um grupo de Gouveenses preocupados com a falta de ofertas culturais diversificadas na sua cidade e no interior de Portugal, em geral. A G!O Romaria Cultural surge como uma forma original de promoção do concelho de Gouveia através de estratégias de valorização do património, quer o mais tradicional quer os projetos culturais contemporâneos emergentes.

O evento promete muitas atividades desde dança, poesia, teatro, performances, jogos tradicionais, workshops, apresentação de livros, observação de aves, desporto, contadores de histórias, entre tantas outras intervenções artísticas.

Destaques de programação 2015

Monstra à Solta em Gouveia – Festival de animação de Lisboa
Local: Teatro Cine de Gouveia
A MONSTRA – Festival de Animação de Lisboa, que conta este ano a sua 15ª edição, está à solta pelo país e uma das 6 cidades por onde passa é Gouveia, apresentando em 6 sessões perto de meia centena de filmes: duas longas metragens, duas sessões competitivas e duas sessões dedicadas às crianças e às famílias.

1º Instameet serrano
​​Local: Ruas de Gouveia (início na Praça de S. Pedro)
Desde que o Instagram foi lançado em 2010 que os seus utilizadores se reúnem habitualmente em encontros marcados com o objetivo de tirar fotos e produzir vídeos publicados posteriormente nesta rede social. Esperamos por todos os instagrammers portugueses e não só para capturar fotos e trocar experiências únicas!
Mais indicações na nossa conta de Instagram, em @go_romaria_cultural

Feirinhas G!O Romaria Cultural
​Local: Mercado Municipal, Pr. Alípio de Melo, Av. dos Bombeiros, Jardim do Museu Abel Manta.
Durante a G!O Romaria Cultural decorrerão diferentes feiras: Artesanato, 2ª mão, Gastronomia, Agricultura, e uma especialíssima Feira de Troca de Brinquedos destinada às crianças. As feiras decorrerão durante os tr​ê​s dias da G!O Romaria Cultural a partir das 10 horas (sexta inicia às 18 horas), com exceção da Feira de Troca de Brinquedos que acontecerá sábado, dia 25, das 10 às 12 horas.

Exposições G!O Romaria Cultural
Locais: Teatro Cine, Club Camões, Galerias Abel Manta, Casa da Torre, Lojas do centro da cidade
Serão mais de uma dezena de exposições dos mais variados formatos e materiais: fotografia, pintura, ilustração, escultura, desenho gráfico, outras artes manuais e até natureza. Para além do Teatro Cine, do Club Camões, das Galerias Abel Manta e da Casa da Torre, serão reabertas e dinamizadas lojas e espaços comerciais, antes encerrados, para acolher esta mostra de trabalhos de artistas locais e não só.

Concertos G!O Romaria Cultural
Locais: Rua 5 de Outubro, Praça de S. Pedro, Rua da Cardia, Praça Alípio de Melo, Mercado Municipal e Cerca
A música invade as ruas, praças e recantos do centro de Gouveia. Desde o fado na Rua 5 de Outubro, à magnificência da Sociedade Musical Gouveense na Cardia, até ao pop rock na Praça de S. Pedro com a parceria “Are You Red?”. Sábado à noite, a música electrónica apanha boleia do rock na Cerca “com peso e sem medida”. Mas é o folclore, a tradição e a música popular que ao longo do dia trazem a festa para a rua e para o Mercado Municipal. Uma enchente de sons nas ruas de Gouveia, onde os artistas gouveenses têm sempre prioridade e, por isso, a Criatura Azul abre as hostes na sexta-feira à noite, com mais um concerto improvável.

Romaria Tradicional ao Senhor Do Calvário
Locais: Escadas do Senhor Do Calvário
Em parceria com o Rancho folclórico de Gouveia, terminaremos mais uma edição deste festival com a tradicional romaria ao Sr. Do Calvário, tradição gouveense e forma fantástica de convívio entre a nossa tradição e modernidade.


Conteúdo Recomendado